Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas, em Lisboa, Paris e Olivença

José Venâncio de Resende0

Exposição e cerimônias militares, condecorações e eventos culturais marcaram, em 10 de junho, as comemorações do Dia de Portugal, do poeta Luís de Camões (falecido em 1580) e das comunidades portuguesas. A novidade deste ano é que os eventos foram divididos entre Lisboa (as cerimônias militares voltaram à margem do rio Tejo 42 anos depois), Paris (França) e Olivença (cidade portuguesa na Espanha).

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, em Lisboa, seis militares por “heroísmo e bravura”. Em Paris, o presidente português dividiu com o presidente francês François Hollande a entrega da “Ordem da Liberdade” a quatro emigrantes portugueses (Margarida Santos Sousa, Manuela e José Gonçalves e Natália Syed) que nos atentados de Paris em novembro passado ajudaram pessoas que escaparam da morte no "Bataclan", a sala de espetáculos atacada por terroristas jihadistas franceses no ano passado.

Em Olivença, cidade portuguesa há mais de 200 anos em território espanhol, o Dia de Portugal, de Camões (autor de Os Lusíadas) e das comunidades portuguesas foi comemorado, pela primeira vez na história. O evento, promovido pela Câmara de Olivença em conjunto com a Associação Além Guadiana, constrou de palestras, exposições de artesanato e pintura, literatura e poesia, teatro e apresentações musicais, além da recepção de réplica da imagem de Nossa Senhora da Esperança (que acompanhou Pedro Álvares Cabral ao Brasil) doada por Belmonte.  

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário