O centenário do Minas Futebol Clube

José Venâncio de Resende - Colaborou: Paula Bastone Zerlotini0

Um movimento dos desportistas José de Assis Viegas, Humberto Renari e Verbini Parizzi levou à fundação, em 15 de agosto de 1916, do Minas Futebol Clube. Surgiu no dia consagrado a Nossa Senhora da Glória, por isso com as cores azul e branco tiradas do manto da imagem. O Minas recebeu denominações como “Glorioso” e “Leão da Biquinha”.

Na data do aniversário, foi realizada no estádio João Lombardi uma manhã esportiva, com duas partidas: o time bicampeão de 1991-92 enfrentou o time campeão (Athletic Club), vencendo por 1 a 0; e o time vice-campeão amador de 2016 jogou contra o time sub 20 do Athletic-Guarani (que disputa o campeonato mineiro), perdendo por 2 a 0. Além disso, no dia 19 de agosto houve missa na Matriz do Pilar comemorativa ao centenário do clube. Estão previstos, nos próximos meses, corrida rústica, apresentação da revista do centenário e o livro sobre a história do clube.

O Minas viveu “períodos áureos” tanto na área esportiva quanto social, chegando a ter 1200 sócios ativos (hoje não ultrapassa 200), e diz o atual presidente do clube, Fábio Luís de Oliveira e Silva, que substituiu José Guilherme de Paiva Filho, falecido em junho passado, de quem era vice. “Grandes eventos, bailes e shows já foram realizados nas suas dependências (campo, sede e ginásio).” Foram bailes de carnaval, debutantes e glamour-girl, shows no campo de futebol com artistas famosos etc.

No futebol, o Minas foi bicampeão amador da cidade (1991-92), além de “sequências históricas de grandes conquistas em várias categorias do futebol”. Recentemente, foi vice-campeão da cidade na categoria amador.

Segundo Fábio, a sua administração, que termina no final do ano, tenta “resgatar a frequência do associado, buscando trazer de volta aqueles que estão ´desgarrados´ do clube, aumentando a arrecadação”. Também trabalha pela conservação do patrimônio (sede social, parque aquático, sauna, estádio, quadra descoberta, ginásio poliesportivo e prédio onde funciona a academia), já que não há recursos para investimentos.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário