Voltar a todos os posts

Momentos de decisão

14 de Abril de 2016, por Regina Coelho

“A escolha de Sofia” é uma expressão que invoca a imposição de se tomar uma decisão difícil sob pressão e enorme sacrifício pessoal, como a vista no filme homônimo de 1982, que valeu a Meryl Streep o Oscar de melhor atriz. A trama, dirigida por Alan J. Pakula a partir do romance “Sophie’s Choice” (1979), de William Styron, conta a história de Sofia, uma polonesa que, sob acusação de contrabando, é presa com seus dois filhos pequenos, um menino e uma menina, no campo de concentração de Auschwitz durante a II Guerra. Um sádico oficial nazista dá a ela então a opção de salvar da execução apenas uma das crianças, ou ambas morrerão, obrigando-a à terrível decisão.

O rei Salomão tornou-se famoso por seus julgamentos sábios. Certa vez, num caso a ele apresentado, duas mulheres discutiam sobre o destino de um bebê, cada qual dizendo ser a mãe dele. Assim sendo, ele ordenou que se cortasse o bebê ao meio e se desse a cada uma “sua” metade. A primeira mulher concordou com o tal arranjo, mas a outra contestou de imediato a proposta dizendo que a criança deveria ser entregue viva à sua oponente. Sua atitude bastou para que Salomão visse quem era a verdadeira mãe do bebê.

Publicado pela primeira vez em 1964, “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles, é um livro que imprimiu sua marca na memória afetiva de gerações de leitores e ocupa lugar de destaque na literatura infantil brasileira. No poema que segue abaixo e dá nome à obra, Cecília coloca a criança diante dos caminhos a seguir perante a vida, que é feita de escolhas, muitas vezes difíceis, com o cotidiano marcado pela dúvida e pela certeza da impossibilidade do tudo querer.

 

Ou isto ou aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva.

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva.

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares.

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro.

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda

qual é melhor: se é isto ou aquilo.

 

Entre a personagem fictícia Sofia, Salomão e as situações relacionadas por Cecília Meireles em seu singelo texto, o ponto comum é o momento da decisão. No primeiro caso, uma escolha crucial de quem se vê forçada a optar entre duas alternativas igualmente insuportáveis. Quanto à personagem bíblica, prevalece a sabedoria salomônica ao julgar e decidir com acerto a causa das duas mulheres. O título “Ou isto ou aquilo” define com precisão o pensamento da poeta e é incisivo ao deixar claro que as pessoas são responsáveis pelas escolhas que assumem, abrindo mão do que não combina com elas ou do que não pode ser.

De simples e pequenas decisões são feitos os dias. Que roupa vestir hoje? O que fazer para o almoço? Ir ou não a uma festa? O que comprar de presente para alguém? Pedir uma pizza em casa ou sair com a turma?... De importantes escolhas também. Recém-chegados à universidade, os meninos de Resende Costa saídos da Escola Estadual Assis Resende e mostrados na galeria de 22 fotos de bonitos e vitoriosos rostos (Jornal das Lajes, edição de março último) são a prova disso. Que tenham acertado em suas opções de estudo. Em muitos casos, decidir nem sempre é fácil, principalmente quando as decisões envolvem diretamente a vida de terceiros.

 

“Ser ou não ser: eis a questão” é a frase que Hamlet, personagem de Shakespeare, pronuncia em um momento de dúvida entre vingar ou não a morte do pai. Ele não sabe se age de acordo com a moral (e desiste da vingança) ou de acordo com seu desejo (e vinga-se). Numa dimensão mais ampla, esse questionamento representa o dilema do próprio homem confrontado com suas convicções e indecisões, na inevitabilidade de escolhas possíveis, tomando para si a condução de seu destino.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário