Voltar a todos os posts

Convite

12 de Maio de 2016, por Cláudio Ruas

Há três anos atrás nossa Resende Costa “abriu seu baú” de retalhos, colchas, histórias, artesanatos e cultura em geral. Foi então realizada a primeira mostra de artesanato e cultura da cidade, atendendo uma demanda antiga e emergencial, haja vista a importância de um evento dessa natureza para uma cidade detentora de tantos tesouros. Como já assuntamos por aqui, a realização de um festival é de suma importância para valorização, resguarde e divulgação do nosso produto, da nossa cidade e da nossa cultura.

Pena que ainda nem todos se atentaram para isso, mas a quarta edição consecutiva do evento está vindo aí para reverter esse quadro, mesmo com todas as dificuldades financeiras e organizacionais. Agravadas ainda por uma questão cultural de parte dos cidadãos resende-costenses, que dificulta um trabalho coletivo em prol da valorização dos nossos produtos e de um bem comum, e não somente individual. A união entre os comerciantes/produtores, aliado ao apoio do poder público e da população local é a base do sucesso econômico, social e cultural da nossa atividade, bem como de tudo que gira em torno dela. E é disso que precisamos, sobretudo nos tempos sombrios de crise financeira.

A ASSETURC (Associação das Empresas do Turismo e do Artesanato de Resende Costa) e o poder público municipal uniram seus esforços e, com apoio de outros órgãos, entidades e pessoas, permitiram que nossa cidade fosse presenteada com essa festa, entre os dias 26 e 29 de maio, com diversas atrações: música, exposições, oficinas, gastronomia, e coisa e tal.

Fica então, em nome do Jornal das Lajes (apoiador do evento), o convite a todos os leitores para fazerem parte dessa festa, inclusive àqueles que estão longe da nossa cidade, até porque a data também foi pensada neles, já que ocorrerá no feriado de Corpus Christi.

Convido também os interessados que tiverem coragem de provar a comida desse colunista, na oficina de gastronomia que ministrarei juntamente com minha companheira de vida e de cozinha (Casal Gastrô-MG). Tivemos o privilégio de participar da primeira edição da mostra e agora estamos de volta para tentar compartilhar um pouco do nosso trabalho e da nossa cozinha. Cozinha pautada na simplicidade e na valorização dos nossos produtos, produtores e tradições, através de uma cozinha mineira com um olhar novo, mas sempre com os pés no chão dos nossos quintais.

Por fim, convido agora a irmos para a cozinha preparar o prato que foi executado na oficina de gastronomia da primeira edição da mostra:


PARAFUSO COM LINGUIÇA E ORA-PRO-NOBIS

Ingredientes (porção para 4 ou 5 pessoas):

- 1 pacote de 500g de macarrão parafuso (ou gravatinha, de preferência do tipo “grano duro”);

- 1 prato bem cheio de folhas de ora-pro-nobis (inteiras ou rasgadas);

- 700g de linguiça de porco fresca artesanal;

- 1 cebola roxa grande e 1 cabeça de alho roxo cortados em tiras compridas;

- 300g de tomate siriguela (ou cereja) cortados em tiras;

- 1 xícara de pimenta biquinho em conserva;

- Sal, pimenta do reino, pimenta passarinho, azeite, colorau, açafrão da terra, cheiro verde e queijo a gosto.

 

Preparo:

- Retire o recheio da linguiça diretamente em uma panela ou frigideira grande e refogue-o com um fio de azeite (nosso tradicional disco de arado é ótimo para o preparo);

- Depois que a água da carne secar, adicione um pouco mais de azeite e uma colher de chá de colorau, misture bem e frite até que os pedaços fiquem bem dourados;

- Acrescente a cebola, o alho e o ora-pro-nobis e refogue por 3 minutos, desligue o fogo, adicione o tomate, a pimenta biquinho e a pimenta do reino (moída na hora);

- Em outra panela grande, cozinhe a massa com bastante água, sal e açafrão até que ela fique praticamente cozida;

Dica: como a massa continua cozinhando sozinha é sempre bom retirá-la um pouco antes, para que fique “ao dente”, como dizem os italianos. Sentir a textura da massa no dente é importantíssimo, o que infelizmente não se faz aqui no Brasil.

- Com uma escumadeira, transfira a massa ainda quente diretamente para a panela do refogado (um pouco da água do cozimento que vier junta será bem vinda), acrescente azeite, o cheiro verde e misture com cuidado;

- Sirva com queijo (ralado ou em cubinhos) e pimenta passarinho/cumari a gosto.

 

Bão apetit!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário