Voltar a todos os posts

Comer rápido e distraído e a influência no ganho de peso

15 de Maio de 2016, por Rômulo Costa

Há algum tempo, estamos vivenciando um estado de transição nutricional, pois ao mesmo tempo em que ocorreu uma queda no número de pessoas desnutridas, aumentou a quantidade de pessoas com sobrepeso e obesas ao redor do mundo. Tal fato decorre também devido a uma mudança no perfil dos indivíduos doentes. Se antes a maioria das complicações médicas vinha por exposições a vírus e bactérias, atualmente a obesidade é a principal responsável. Essa é a causa do grande número de pessoas que possuem as chamadas doenças crônicas não-transmissíveis, responsáveis pela maioria dos óbitos atualmente: diabetes, hipertensão arterial, câncer, doenças respiratórias etc.

Diversos estudos têm sido realizados com o propósito de diminuir a taxa de ocorrência dessas doenças no Brasil e no mundo. Um ponto relevante, tema de estudo recente, é a influência do ato de comer rápido e distraído no funcionamento do organismo e no processo de ganho de peso corporal. No estudo, os pesquisadores concluíram que a velocidade com que se come e o ambiente em que se realiza uma refeição possuem grande impacto na contribuição para o ganho de peso corporal de um indivíduo. Ou seja, quando nos alimentamos distraídos, com celulares, TVs, jornais ou alguma outra interferência ao nosso redor, sofremos prejuízos no processo digestivo da refeição. Isso ocorre devido a falhas entre a percepção sensorial no nosso cérebro e o funcionamento adequado do nosso metabolismo diante do alimento. Nessa situação, não conseguimos controlar a nossa mastigação e a digestão dos alimentos fica prejudicada, ao mesmo tempo em que esse hábito nos deixa cada vez mais ansiosos no nosso dia a dia.

A velocidade com que se faz uma refeição também causa grande impacto no processo de ganho de peso. Quanto maior a facilidade e a rapidez de se realizar uma refeição, maiores serão as chances de você consumir alimentos com alta quantidade de calorias, constituídos, principalmente, de açúcares e gorduras. Juntos, esses dois nutrientes são grandes vilões que contribuem para o ganho de peso corporal. Aqui você pode imaginar porque não é interessante ingerir sucos de frutas (ainda que naturais) durante o dia, né? Já imaginou quão é fácil ingerir em média 5 ou mais laranjas no suco e um pouco difícil comer essa mesma quantidade da fruta inteira? 

O estado de saciedade é controlado principalmente pela composição e quantidade do alimento ingerido. Os alimentos de muita densidade energética são um dos que menos nos oferece o controle da saciedade, além de serem os mais bem aceitos pelo nosso paladar, levando-nos à preferência por eles na hora da refeição. Essa é uma condição dos alimentos que possuem grande quantidade de calorias em pequenas porções, sendo uma característica dos produtos industrializados. Encaixam nesse quesito: bolachas, salgadinhos, doces, bolos, refrigerantes, sucos de caixinha, salgados fritos e uma série de outros produtos que a maior parcela da população tem o hábito de consumir diariamente.

Atualmente, com a industrialização, a correria do dia a dia e a exposição frequente a alimentos inadequados para o consumo, fica quase impossível ter uma alimentação 100% saudável. No entanto, seja qual for a circunstância, temos o poder de escolha e podemos sim realizar opções por alimentos que sejam realmente adequados para a manutenção de uma boa saúde e qualidade de vida.

Tudo em nossa vida é questão de prioridade. Se atualmente você não está se alimentando adequadamente, seja escolhendo melhor os alimentos e realizando as refeições com calma, com uma mastigação adequada, é uma escolha sua. No futuro você poderá pagar com as consequências na sua saúde. Posso lhe garantir que a partir de um planejamento qualquer meta pode ser concretizada. Afinal, você tem tempo para um monte de outras coisas na sua vida, mas não possui tempo para cuidar do seu bem mais precioso: a sua saúde?!

Comece agora mesmo as modificações nos seus hábitos alimentares e no seu estilo de vida. Realize mudanças nas suas preferências alimentares, reduzindo a ingestão de alimentos industrializados, inserindo alimentos mais naturais no seu dia a dia e tomando mais água (muita gente se esquece disso). Não sabe quais alimentos são os melhores? Aqueles que estão nas prateleiras dos estabelecimentos e não possuem rótulo. Acho que assim fica fácil saber, né? E não se esqueça de que a prática de exercícios físicos diariamente também é fator de muita importância a ser considerado.

Caso necessite, sempre procure orientação profissional de um nutricionista, pois a individualidade de cada um deve ser respeitada na elaboração de um plano alimentar.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário