Voltar a todos os posts

A família El Corab

13 de Julho de 2010, por João Magalhães

Da esq. para dir. Licher, Yussef Ibrahim, Mona com Ibrahim no colo, Antenor, Helena, May, Ibrahin I. El Corab e Gassan

De antemão: são emigrantes que vieram da Síria ou do Líbano, muitos deles apelidados popularmente de “turcos”, porque sua região era dominada pelo império turco.
 
Devemos todas as informações desta matéria à dona Isarina e a seus filhos Raimundo, Charles e Ângela. Dona Isarina, 90, é esposa de Yussef (que no Brasil é José Ibrahim El Corab, o popular benemérito de São João del-Rei, José Abrão). Charles nos informa que a família El Corab, aqui na Região das Vertentes, é uma árvore de muitos ramos. E Ângela explica que, pelo costume árabe de se colocar o primeiro nome do pai após o nome próprio de cada filho, seguido depois pelo sobrenome, muitos nomes aqui no Brasil transformaram-se em sobrenome. Por exemplo, seu avô materno chamava-seJosé (nome próprio)Kanaan (nome de seu pai) El Corab (sobrenome de família). Aqui, oKanaan virou sobrenome e o El Corabdesapareceu, dando-se o mesmo com osIsaac,os Salomãoe muitos outros que não contestaram na época do registro dos seus filhos.
 
Segundo Charles, El Corabvem de El Horeb. Explico: trata-se do monte Horeb, onde, segundo a Bíblia (Dt 4,10;15), Deus ditou a Moisés os mandamentos para o povo de Israel.
 
Os El Corab chegam ao Brasil na transição do século XIX para o XX (1899, 1900 e 1905). Um dos primeiros a sediar-se em São João del-Rei é Yussef (José) Kanaan El Corab, portanto, um dos pais fundadores dos Kannan. Mais tarde, aporta outro fundador da família: Ibrahim Isaac El Corab, junto com seus irmãos, Elias Isaac El Corab e Tobias Isaac El Corab, deixando, ainda, no Líbano um irmão chamado César Isaac El Corab. Entre 1910 e 1920 ele emigra do Líbano, vindo de Hallet, na época um distrito da cidade de Byblos. Estabelece-se na cidade de Patrocínio, no triângulo mineiro e mais tarde, por volta de 1939, ele e o filho, Yussef, que viera em 1935, fixam-se em São João del-Rei, onde prosperam, tecendo uma ampla rede econômica (transportadora, posto de gasolina,  cerealista, armazéns, hotel, bares, pedreira, padaria).
 
Ao emigrar do Líbano em busca de melhores dias, Ibrahim Isaac El Corab deixou lá quatro filhos de seu casamento com Hima Nacif: Yussef Ibrahim El Corab (o José Abrão, assim chamado aqui), Sadia, Licher, e Chemel. E do segundo casamento com May, também dois filhos: Antenor e Clymance. Hima Nacif faleceu quando nasceu Chemel, que foi levado para um orfanato e de quem nunca mais se teve notícia, embora Yussef, que era o irmão mais velho, o tenha procurado durante muito tempo.
 
Yussef, por ser o mais velho dos irmãos, junto com a madrasta May, sustentou a família com a venda de produtos agrícolas (pepinos, principalmente), que levava para comerciar em Beirute, capital do Líbano. Aos 27 anos de idade, Yussef veio ao Brasil buscar o pai, Ibrahim. Em 1941, casa-se com a filha de seu primo (Yussef Canaan El Corab), Isarina Canaan, tendo ele 31 anos e ela 21.
 
Ibrahim, pai de Yussef, retorna ao Líbano. Já o filho, não consegue o mesmo, devido ao clima de pré-guerra e, posteriormente, 2ª Guerra Mundial, ficando, portanto, definitivamente no Brasil.    
 
Dois ramos dos El Corab estendem-se a Resende Costa: o ramo do José Ibrahim (José Abrão), pois, segundo Charles, possuía terras nas bandas do Barro Vermelho e o ramo dos antepassados de dona Rafa (popularmente “dona Arafa”), de quem falaremos no próximo número.

Comentários

  • Author

    Interessante história, João Magalhães! Eu queria muito poder encontrar alguém dessa família, para tentar desvendar minha descendência. Atualmente moro em Belo Horizonte, mas cresci na cidade de Conceição da Barra de Minas (Antiga Cassiterita), cidade vizinha de São João del Rei e possuo o sobrenome Canaan. Minha mãe fala que um avó dizia que esse é um sobrenome Turco, queria saber se não seriamos, nós da família Canaan de Conceição da Barra de Minas, parentes distantes da família El Corab de São João del Rei.


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário