Combate ao tabagismo é tema de Grupo de Apoio em Resende Costa

0

A Secretaria de Saúde de Resende Costa está promovendo grupos de apoio para combate ao tabagismo. O projeto, iniciativa do Ministério da Saúde, capacita os profissionais da saúde, que depois formam uma equipe para coordenar os grupos. Em Resende Costa, a equipe é formada pela enfermeira Sílvia de Oliveira, pela médica Leilane Zanetti e pela psicóloga Mara Sade. “É muito prazeroso fazer parte desses grupos. Ver o esforço das pessoas, fazê-las acreditar que é possível vencer o tabagismo. Somos apenas uma base de apoio, pois a vitória vem de cada um, é uma conquista individual. E no fim dos encontros a gente acaba se tornando amigos”, declarou Sílvia.

A formação dos grupos ocorre através de um cadastro feito na sede do PSF1. Para participar é necessário deixar o nome e um telefone para contato. Cada grupo conta com, no máximo, 20 pessoas. Assim que o número de interessados atinge a meta, a Secretaria entra em contato com todos e as reuniões são marcadas. Cada grupo participa, ao todo, de quatro reuniões.

 

Durante os encontros são exibidos vídeos sobre os malefícios do cigarro no intuito de conscientizar as pessoas sobre os riscos do tabagismo. São distribuídos ainda panfletos com informações sobre alimentação saudável e qualidade de vida. Atividades físicas também são realizadas pelo grupo, o que ajuda no controle da ansiedade e do estresse. Aneli Aparecida de Oliveira frequentou os encontros em agosto e aprovou o projeto: “As reuniões são muito boas. Aqui, conhecemos pessoas novas e trocamos experiências. As dicas que passam também nos ajudam muito. Conto com o grupo para deixar o cigarro”, disse.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário