Festas rurais aconteceram entre abril e junho em Resende Costa

Emanuelle Ribeiro0

Entre os meses de abril e junho as festas rurais movimentaram seis comunidades do município de Resende Costa. “As festas em geral promovem uma programação diversificada diante da realidade de cada povoado, como cavalgada, desfile de carros de boi, concurso de marcha, quadrilha e participação dos alunos das escolas locais”, declarou a secretária de Agropecuária e Meio Ambiente, Andreia Gouvea.

Em 2015, a Prefeitura Municipal de Resende Costa investiu 60 mil reais nos eventos da zona rural. Para a realização das festas é feito um convênio com cada Conselho Comunitário no valor de 10 mil reais. “É o momento para relembrar da colheita, das viagens dos carros de boi abarrotados de milho para encher o paiol, e também para receber os familiares e amigos que moram fora”, destacou Andreia.

O povoado do Barracão abriu as festividades com a realização da 8ª Festa Sertaneja, de 17 a 19 de abril. Próximo da cidade, o povoado mais uma vez atraiu um grande público: “A festa superou as expectativas e teve um público recorde - média de três mil pessoas. Além de movimentar o comércio, tanto dos povoados quanto da cidade, as festas rurais também trazem entretenimento. No caso do Barracão, percebemos um crescimento de 30% na economia, além de valorização de casas e lotes. Aproveito para agradecer à Polícia Militar, que fez um excelente trabalho em todas as festas”, afirmou José Geraldo, membro do Conselho do Barracão.

As festas rurais são um dos principais atrativos do município no primeiro semestre de cada ano e, além de valorizar as atividades dos produtores e criadores, oferece uma programação diversa, que inclui música sertaneja, desfiles, cavalgadas, concursos e práticas esportivas. A cada ano, mais pessoas marcam presença nos eventos rurais de Resende Costa.

De 1º a 3 de maio, foi a vez do distrito de Jacarandira realizar a 12ª Festa do Carro de Boi. O evento tem ganhado fama nos últimos anos, atraindo pessoas de diversos lugares. Em 2015, a comunidade recebeu cerca de sete mil pessoas na noite de sábado, 2 de maio, tendo registrado assim o maior público de todas as festas rurais existentes até os dias atuais. Os visitantes e moradores curtiram shows com “Us Brutos” e “DJ Augusto Camargo”.

A famosa Festa do Carro de Boi do Cajuru chegou à 29ª edição em 2015, sendo realizada de 15 a 17 de maio. A missa sertaneja e o show com padre Clécio Alencar abriram a festa na noite de sexta-feira, 15 de maio. A abertura oficial ocorreu no sábado pouco antes do desfile de carros de boi. À noite, muita gente acompanhou o show com ‘Eduardo Neto e Ronaldo’. A tradicional Festa do Cajuru foi sucesso novamente este ano!

A comunidade do Ribeirão realizou a 30ª Festa do Carro de Boi entre os dias 22 e 24 de maio. A Escola Municipal Paula Assis, localizada no povoado, participou do evento com um desfile para a escolha da rainha da Festa da Colheita de 2015. Para a diretora da instituição, Eunice Coelho, a festa é de extrema importância para a comunidade, uma vez que valoriza as tradições da população rural: “A participação da escola foi um sucesso, as alunas ficaram muito empolgadas. Tal fato, acredito eu, fez com que houvesse mais movimento e engrandeceu as apresentações de sexta-feira, uma vez que temos alunos de várias comunidades. O que possibilitou também uma maior interação entre as comunidades vizinhas”.

A Festa no povoado do Curralinho dos Paulas também surpreendeu em 2015. O 13º Arraiá dos Paulas contou com apresentações musicais locais e se preocupou em valorizar o homem do campo. Na sexta-feira, durante a abertura oficial, o prefeito Aurélio Suenes fez uma participação especial durante o show de ‘Chá Preto e Banda’ e mostrou mais uma vez que também tem talento para a música. Um bom público compareceu aos três dias de evento e aprovou a programação.

O vice-prefeito Toninho Ribeiro esteve presente em todas as festas rurais e elogiou os organizadores: “Todas as festas apresentaram uma estrutura muito boa. Pude participar em todos os povoados e fiquei feliz com a presença expressiva do público local e de outros lugares. Os conselhos estão de parabéns pelo excelente trabalho. Espero que no ano que vem tudo aconteça como nesse ano, da melhor maneira possível”.

O encerramento das festas rurais aconteceu em grande estilo com a 16ª Festa de São João, no povoado dos Pinto, de 26 a 28 de junho. A tradicional fogueira de São João mais uma vez foi destaque, assim como as diversas apresentações durante o sábado. DJ Kevin, sensação do sertanejo remix, foi responsável por agitar a galera no sábado à noite. “Quero agradecer e parabenizar os membros do Conselho São Geraldo pelo belíssimo evento! Para quem acompanha de perto, sabe da dificuldade que é promover um evento desse tamanho. Sempre há críticas, mas sei que isso só faz com que os organizadores melhorem e inovem a cada ano. Tenho certeza que terão muito mais elogios do que críticas. Em nome da comissão organizadora agradeço a presença de todos, aos patrocinadores e aos que ajudaram para que o evento acontecesse”, disse Stéfani Ribeiro, que esteve envolvida na organização.

 

O calendário dos eventos rurais se encerrou, mas o trabalho dos conselheiros continua para que em 2016 as festas novamente superem as expectativas. Andreia Gouvea disse que os conselhos participaram ativamente da organização das festas este ano: “Começa desde o planejamento com o Plano de Trabalho para a aquisição do recurso na Prefeitura até a prestação de contas. Nós sabemos que algumas festas têm um gasto acima dos 10 mil reais, com isto a comunidade se mobiliza e cada uma busca o recurso de formas variadas, como venda de rifas, realização de rezas nos povoados, patrocínio junto ao comércio, dentre outros”, concluiu.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário