Falhas de conexão são problemas enfrentados pelos internautas resende-costenses


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Emanuelle Ribeiro1

fotoO engenheio João Marcelo de Resende falou sobre os constantes problemas de conexão à internet em Resende Costa.

O problema com a conexão de internet em Resende Costa não é algo novo. Vem assombrando os resende-costenses há um bom tempo. Após receber reclamações de usuários e perceber sua indignação com o serviço insatisfatório, o Jornal das Lajes resolveu colher alguns depoimentos e entrar em contato com empresas responsáveis pelos serviços de internet na cidade. A ideia surgiu, principalmente, depois que conversas online entre editores do JL foram interrompidas em diversas ocasiões devido a falhas de conexão. Atualmente, a Conecta é a empresa com mais clientes em Resende Costa e, por isso, fomos atrás do Gerente de Suporte Técnico da companhia, Lucas Meireles, que nos atendeu prontamente: “Ocorrências de queda no acesso à Internet ou lentidão geralmente estão relacionadas a falhas no funcionamento de equipamentos como antenas, roteadores e switches; ou instabilidade no fornecimento de energia elétrica”, explicou ele.

Para o engenheiro eletricista João Marcelo de Resende, “o serviço (da Conecta) é muito fraco e deixa muito a desejar ao que é contratado”. Sobre a frequência de falhas de conexão, João relatou que o sinal cai pelo menos uma vez por dia: “O que não é exclusividade só da minha rede. Há dias que extrapolam, e muito, essa média”. Com esses problemas, João Marcelo enfrenta alguns transtornos: “É muito complicado para fazer pesquisas quando a faculdade demanda alguma coisa. Para fazer etapas online de processos seletivos eu procurava uma rede mais confiável para que fosse realizado. Quando eu fazia home office no trabalho, a rede não aguentava a plataforma da empresa pela lentidão, isso quando ela funcionava. Até mesmo para o lazer é complicado, pois downloads são interrompidos pela oscilação da rede”.

Por outro lado, o empresário Edmar Assis disse ao JL que o serviço oferecido pela Conecta funciona bem e que em poucos momentos teve problemas: “São raras as vezes que tivemos este tipo de ocorrência”, afirmou ele com relação à falha de sinal. “Nos momentos em que isso aconteceu ficamos sem tirar nota fiscal, sem verificar emails de pedidos, entre outros. Mas ligo imediatamente para eles para obter a solução para o problema”, acrescentou.

Em contato com a Conecta, foi nos comunicado o seguinte: “Diante da informação de que estão ocorrendo constantes reclamações na cidade de Resende Costa com relação ao nosso serviço, providenciamos o levantamento dos índices de acompanhamento de atendimentos a clientes em nossos sistemas e também revisamos todos os índices de qualidade de nossa rede de acesso à Internet na cidade de Resende Costa. Toda a estrutura de fornecimento de acesso à Internet da Conecta é permanentemente monitorada, o que nos permite colher dados sobre falhas ocorridas na prestação do serviço. Não há registros de falhas gerais na localidade de Resende Costa nas últimas semanas. Também não detectamos nenhum aumento de solicitações de suporte, reparos técnicos ou registros de reclamações na cidade de Resende Costa nos últimos dias”.

Não é o que dizem alguns usuários. Para Vanuza Resende, locutora e secretária da Rádio Inconfidentes FM, o serviço da Conecta em Resende Costa não é satisfatório, porque várias vezes a conexão fica bem lenta e tem dias que é impossível se conectar. A radialista contou que as falhas de conexão prejudicam algumas atividades da emissora: “Quando a internet está com problemas de conexão é impossível transmitir, por exemplo, o programa do padre Reginaldo Manzotti – Experiência de Deus. A Rádio Inconfidentes o transmite ao vivo de segunda a sábado e a transmissão é feita pela internet. Os ouvintes já estão acostumados a ouvir todas a manhãs. Quando o programa sai do ar por falha na internet, recebemos inúmeras ligações para que o problema seja resolvido logo, mas nem sempre é possível resolver. Esse é o maior transtorno para os ouvintes”.

Vanuza destacou também a irregularidade do serviço: “Acredito que pelo menos uma vez na semana a internet fica desconectada, tem dias que não apresenta problema algum, em outros é difícil uma boa conexão o dia todo”. Ela falou de outros problemas: “A Rádio é prejudicada na transmissão de programas ao vivo, além das gravações dos apoios culturais. Estes são enviados por e-mail para uma empresa especializada em gravações, que também nos manda os arquivos pela internet. Quando existem problemas na conexão não conseguimos atender os apoiadores dentro do prazo estipulado”.

Para solucionar os problemas, Vanuza disse que sempre liga para a Central de Atendimento da Conecta, em São João del-Rei: “Na maioria das vezes eles anotam o problema e pedem para esperar uma visita do técnico, mas essa visita nunca aconteceu no mesmo dia, ou seja, a solução é tardia”. De qualquer forma, ela reconhece o esforço dos técnicos: “A empresa já ligou algumas vezes para a emissora perguntando se estamos com problema na conexão. Acredito que é uma forma que eles usam para melhorar o serviço”.

Sobre o atendimento, Lucas Meireles reitera: “Outro dado importante que obtivemos refere-se aos Índices de Avaliação de Atendimento aos nossos assinantes em Resende Costa.  No levantamento feito referente às avaliações de maio de 2015 recebemos um alto grau de satisfação”.  Os usuários que reclamam do serviço de internet avaliaram bem o atendimento da Central da Conecta, mas isso acontece após os problemas de conexão, o que fazem eles se sentirem insatisfeitos por terem que acionar o suporte frequentemente. É válido destacar que o atendimento à equipe do JL também foi eficiente.

“A melhora no fornecimento do serviço deve ser levada mais a sério. A rede por fibra ótica em São João del-Rei também falha muito e a banda não é fornecida como o esperado. Para melhorar a empresa poderia ter um número 0800 para atendimento. Uma empresa que abrange muitas cidades na região não ter um 0800 é um absurdo, ainda mais com o atendimento falho que se faz necessário contato frequente”, disse o usuário João Marcelo.

Frente às reclamações, Lucas Meireles explicou que sempre é necessária a avaliação pela área técnica da Conecta para identificar a falha com precisão e solucionar esse tipo de evento de forma adequada: “Em razão disso, pedimos que quaisquer dificuldades na utilização da internet sejam direcionadas para nossos Canais de Atendimento”. É possível fazer contato com a Conecta através de várias maneiras, conforme esclareceu Lucas: telefone fixo (32-33724000), telefone celular Vivo (32-99084779 e 32-99200321), telefone celular Claro (32-84171700 e 32-84416261), telefone Celular Tim (32-91841310 e 32-91841311), além do site (www.mgconecta.com.br). Segundo ele, 90% dos problemas são solucionados via telefone.

“Excelência na qualidade dos nossos produtos é uma busca permanente da Conecta e, para nos certificarmos do bom funcionamento da internet em Resende Costa, programamos uma série de verificações na estrutura da empresa na cidade para as próximas semanas”, concluiu o Gerente de Suporte Técnico.

O JL foi procurado também por Flávio Augusto, usuário do serviço de internet Oi Velox. O resende-costense fez duras críticas ao serviço oferecido: “O serviço da Oi em Resende Costa atualmente não satisfaz a mínima necessidade de uso. Baixa velocidade e falhas constantes”. Segundo ele, o sinal de internet fica fora do ar na maior parte do dia: “Os transtornos são inúmeros: estresse, sentimento de estar sendo lesado, atraso no trabalho”. Ele nos contou que liga repetidas vezes para o serviço técnico via telefone, mas pouco adianta, pois ainda não percebeu nenhuma medida em prol de um serviço melhor. Constatamos isso através das ligações recentes feitas por Flávio ao Canal de Atendimento da empresa: somente de 19 a 26 de maio, ele tem 12 protocolos de atendimento anotados. O que Flávio pede é a melhoria na estrutura física da Oi Velox na cidade e não apenas promessas de sanar o problema. Mesmo assim, ele disse que pensava seriamente em romper o contrato com a empresa.

Fomos então atrás de informações a respeito do que estaria ocasionando tais problemas e, após três tentativas de contato com o suporte da Oi Velox, não conseguimos uma explicação concreta. Na primeira tentativa, passamos por três atendentes e ficamos esperando por mais de 10 minutos na linha pelo quarto, o qual não nos atendeu. No segundo telefonema, conversamos com dois atendentes que não souberam passar informações sobre as falhas de conexão. Na terceira tentativa, a atendente não soube esclarecer dúvidas sobre o serviço geral na cidade e disse que poderia revelar informações sobre determinada linha, mas somente com dados pessoais do cliente e, então, a ligação caiu. Não obtivemos sucesso ao tentar conseguir contato com algum responsável pelo setor.

 

A internet é, hoje, essencial para a realização de tarefas básicas, que vão desde o estudo e lazer ao trabalho. E com as constantes falhas de sinal em Resende Costa é difícil realizar tais atividades. O que seria simples acaba tornando-se um grande desafio. Uma melhor estrutura é o caminho para a solução dos problemas constantes enfrentados pelos resende-costenses.

Comentários

  • Author

    Boa matéria. Parabéns!
    O serviço prestado pela Conect@ deixa a desejar! Internet cara e instavel!
    Acredito que seja um das piores internet!
    É de admirar que alguém ainda possa elogiar esse serviço!
    O atendimento do suporte técnico da Conect@, sem dúvida é ótimo. Pessoal atencioso e super educados, mas a coisa para por aí!
    Acho que está faltando investimento na melhoria por parte dessa Empresa.É aquela velha história, se não tem concorrência, deixa do jeito que está! Os usuários que se danem! Infeslizmente temos outra opção, a Oi Velox que consegue ser pior, como foi dito na matéria e por experiêcia própria!


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