Mais de 100 representantes de 22 países discutiram português como língua de herança, na Itália

Durante dois dias, educadores (mães/pais e professores ligados a associações de brasileiros no exterior) e pesquisadores (universidades brasileiras e europeias) estiveram reunidos nas cidades italianas de Florença e Pisa.


Educação

José Venâncio de Resende0

Foto para a história (as fotos são extraídas do facebook do Elo Europeu).

Países: 22 de diferentes continentes. Participantes: 102, mais os alunos ouvintes. Durante dois dias (25 e 26 de outubro), educadores (mães/pais e professores ligados a associações de brasileiros no exterior) e pesquisadores acadêmicos (universidades brasileiras e europeias) estiveram reunidos nas cidades italianas de Florença e Pisa. O IV Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança (SEPOLH) discutiu e compartilhou teoria e experiências no ensino do Português como Língua de Herança, também conhecido pela sigla POLH.

Compareceram brasileiros residentes na Alemanha, Áustria, Brasil, Bélgica, Dinamarca, Dubai, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Palestina, Portugal, Rússia, Suíça e Suécia. Participaram ativamente de mesas-redondas, palestras, debates e apresentações de pôsteres sobre temas como políticas linguísticas, plurilinguismo, inovações no ensino-aprendizagem e material didático. Surgiram muitas questões “porque são dúvidas de todos nós, pesquisadores e associações que trabalham com o ensino do português como língua de herança”, conta Ana Luíza Oliveira de Souza, organizadora local do evento ao lado Mônica Lupetti (Universidade de Pisa) e Daniela Mascarenhas Benedini (Universidade do Estado da Bahia).

“Realmente, foi um sucesso”, acrescenta Ana Souza, do comitê executivo e umas idealizadoras do SEPOLH. Além do número de países e de participantes, ela destacou a evolução na qualidade das apresentações, “que é o reflexo do crescimento do movimento do POLH em si, desses trabalhos que estão sendo desenvolvidos ao longo dos anos, que refletem a prática, a teoria, a convergência desses dois aspectos do português como língua de herança”. O resultado será a continuidade da “socialização” das crianças (filhas de brasileiros que crescem no exterior) e a transmissão da cultura brasileira, que “com certeza traz muitos frutos para o próprio Brasil”.

O evento foi muito bom, confirma Camila Lira, do comitê executivo do SEPOLH e da Linguarte (Munique). “Estamos muito felizes com a qualidade do evento, que mais uma vez uniu teoria e prática, profissionais acadêmicos, professores e coordenadores de iniciativas, bem como interessados num movimento em prol do POLH.”

Maria José Maciel, Juliana Azevedo Gomes e Adenilson Pereira, da coordenação do Elo Europeu, transmitiram o evento em tempo real pelo facebook. Foi possível observar pelas imagens a descontração na chegada, com encontros e reencontros e fotos de grupos informais para os álbuns. A atenção do público ao ouvir as primeiras falas na abertura (dia 24), e mesmo ao longo do evento. O profissionalismo e dedicação nas apresentações dos temas diversos e das experiências de cada país. A sensação de dever cumprido no ato de encerramento.

E não podia faltar, da parte de Ana Luiza, o tradicional agradecimento aos patrocínios e apoios, como os de Universidade de Pisa e seus departamentos envolvidos; Associazione Piazza San Donato/Casa do Brasil de Florença; Rede POLH Itália, Embaixada do Brasil na Itália; Prefeitura de Florença e Linguarte (Munique), além dos 10 funcionários do suporte técnico.

No final, Camila Lira anunciou a Espanha como sede da quinta edição do evento, embora ainda não esteja escolhida a cidade. Juliana Gomes, da APBC (Associação de Pais de Brasileirinhos da Catalunha) em Barcelona e uma das coordenadoras do Elo Europeu, será a responsável pela organização local do V SEPOLH.

Até 2021, na Espanha!

LINKS RELACIONADOS:

III SEPOLH na Suíça une inovação e experiência em interculturalidade e plurilinguismo - https://www.jornaldaslajes.com.br/aconteceu/iii-sepolh-na-suica-une-inovacao-e-experiencia-em-interculturalidade-e-plurilinguismo/253

SEPOLH - https://www.facebook.com/sepolh/

Elo Europeu de Educadores de POLHhttps://www.facebook.com/groups/EEPPOLH/

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário