Projeto pedagógico ensina alunos a compreender e cantar o Hino Nacional Brasileiro


Educação

André Eustáquio0

Membros da comissão julgadora analisam os cadernos confeccionados pelos alunos do 2º ano

Antes de algumas partidas importantes de futebol, sobretudo na Copa do Mundo, já faz parte do cerimonial oficial a presença dos jogadores perfilados no gramado para cantar o hino de seus países. Alguns cantam esbanjando patriotismo, outros choram de emoção, já alguns, em contrapartida, aproveitam o momento para continuar disfarçadamente fazendo aquecimento; outros nem sequer abrem a boca para cantar alguma estrofe. Mas o leitor sabia que, no caso do Brasil, o Hino Nacional deve ser executado, além das sessões cívicas, em cerimônias religiosas de cunho patriótico e em eventos esportivos internacionais?

Pois é, essa é a regra e é garantida pela lei 5.700, de 01/09/1971. E a partir de 22 de setembro de 2009, o Hino Nacional Brasileiro tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Pelo menos uma vez por semana, todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo. É o que manda a lei.

Mas será que os alunos sabem cantar direito o nosso hino? E a letra - difícil e em algumas estrofes construída na ordem indireta - será que os nossos alunos entre 7 e 8 anos de idade a compreendem, sabem o seu significado?

Foi justamente por isso que as professoras Marli Resende, Cristina Maria, Ana Flávia e Edneia, do 2º ano da Escola Municipal Conjurados Resende Costa, planejaram desenvolver com seus alunos o “Projeto Hino Nacional”. “O nosso objetivo foi resgatar o respeito e o amor ao Hino Nacional, além do aprendizado e do resgate do civismo”, disse a professora Cristina.

O trabalho foi desenvolvido nas salas de aula sob a supervisão das professoras. “Eles (alunos) fizeram um glossário das palavras, aprenderam o significado delas e ilustraram a letra do Hino Nacional, interpretando-a”, explicou Cristina. De acordo com as professoras, o projeto motivou os alunos, que fizeram aflorar a criatividade. “Foi muito gratificante e superou as expectativas. Os alunos participaram com entusiasmo, aprenderam e entenderam a letra do Hino Nacional”, comemora a professora Marli.

A professora Ana Flávia destacou a presença e o apoio dos pais: “Os pais dos alunos participaram em grande quantidade, dando apoio e acompanhando”.

O dia 19 de Novembro foi propositalmente escolhido para ser a apresentação dos trabalhos, uma vez que se trata do Dia da Bandeira. O evento, que aconteceu nas dependências da Escola Conjurados, contou com a presença de policiais militares, autoridades municipais, jurados e banda de música Santa Cecília. O solene hasteamento da bandeira e a execução do Hino Nacional revelaram o aprendizado dos alunos envolvidos no projeto. “Eles aprenderam que durante a execução do hino não se pode bater palmas, todos devem ficar em pé, não se pode usar boné, nem mascar chicletes e chupar balas. Além de não poder rir, brincar e conversar”, explicou a professora Cristina.
 
Criatividade – Antes da solenidade de execução do hino e do hasteamento  da bandeira, um grupo de jurados examinou cada caderno confeccionado pelos alunos, com o objetivo de escolher os quatro melhores. “Não foi uma tarefa fácil. Diante da criatividade dos alunos, os jurados acharam difícil escolher somente quatro”, disse a professora Marli, que destacou ainda: “A disputa se deu de forma igual, pois todos estão na mesma faixa etária, entre 7 e 8 anos”.

Folhear os cadernos dos alunos significa iniciar uma viagem rumo à fantástica e criativa imaginação das crianças. Elas aprendem muito rápido e tão logo conseguem explicitar o que aprenderam. Cada estrofe do hino foi ilustrada pelos alunos, que confeccionaram a bandeira do Brasil na capa dos cadernos.

Diante do sucesso do projeto, as professoras já pretendem repeti-lo em 2011, em novas turmas.

Parabéns às professoras e aos alunos. Educar significa também formar consciência cívica e incentivar nos alunos o amor à pátria. Numa democracia tal atitude não se dá através da chibata e do medo, como outrora acontecia, mas por meio do estímulo e do aprendizado. As professoras da Escola Conjurados ensinaram a seus alunos a importância de se ter respeito e amor pela pátria, estimulando-os a pesquisar e estudar. E começaram pelo Hino Nacional. Quanto aos alunos, bom, a dedicação e o entusiasmo deles já respondem. Parece que ao terem contato detalhado com a letra do Hino Nacional, esse “amor pelo hino”, do qual falam as professoras, da parte dos alunos se deu à primeira vista.

 
Os vencedores foram

- Laura Silva (turma da professora Ana Flávia)
- Renata (turma da professora Cristina)
- Rafaela (turma da professora Edneia)
- Maria Fernanda (turma da professora Marli)