38ª Exposição Agropecuária de Resende Costa contou com ótimo público e programação diversificada

Emanuelle Ribeiro0

Shows sertanejos, cavalgada, exposição e desfiles de animais, rodeio, concurso leiteiro e muita diversão! Entre 19 e 23 de julho, Resende Costa sediou sua 38ª Exposição Agropecuária. “É com muita satisfação que fizemos mais esse grande evento. Fico muito feliz com o resultado e acredito que a população de Resende Costa também se divertiu bastante. Cumprimos nosso objetivo, que foi valorizar as tradições do campo. Parabenizo o Clube dos Cavaleiros, a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, a Arcosta, o Guia das Vertentes e a todos os envolvidos na organização”, afirmou o prefeito Aurélio Suenes.

A festa começou com a Cavalgada Bolivar de Andrade, nos dias 19 e 20 de julho. “Em minhas 27 edições da cavalgada, tive uma boa impressão este ano. O que me deixa pensativo é que hoje em dia não há mais a união que tinha antigamente. É cada turma por si. Apesar de tudo, a cavalgada continua sendo o marco que engrandece a Exposição. Após várias conversas e discussões, chegou-se à conclusão de que sair de Desterro ou de Passa Tempo não era do agrado de todos, por isso optou-se por dar mais valor ao nosso município e sair daqui mesmo, em um trajeto de dois dias, da cidade para o Cajuru e vice-versa. Dessa forma, estamos em conformidade com o IMA, porque, permanecendo dentro do nosso território, não temos a obrigação de emitir GTA, que é a Guia de Transporte Animal. A cavalgada em si este ano foi muito boa, mesmo que poucas pessoas tenham saído daqui. As turmas saíram de outras localidades e se reuniram na quarta no Cajuru. Lá teve um show bom, mas infelizmente aquelas pessoas que só aparecem na cavalgada com intenção de tumultuar sempre abaixam um pouco o nível da festa. São aquelas pessoas que nem fazem parte do meio rural e que insistem em colocar sons automotivos altíssimos, transformando um espaço que seria para descanso, tanto do cavaleiro quanto do animal, em um momento de estresse. Isso afasta aquelas pessoas que sempre faziam parte do movimento, mas que não apreciam um verdadeiro encontro de som automotivo. Aquele não é o espaço para isso. No mais, a festa teve muito boa, as pessoas que vão realmente para aproveitar a festa, aproveitaram. Que venha minha 28ª edição da Cavalgada em 2018, se Deus quiser”, comentou Aldemir Aarão. 

Na quinta-feira (20), a abertura oficial da 38ª Expô contou com a presença de autoridades municipais e regionais. A novidade de 2017 foi a escolha da Rainha e Princesa do evento. Entre as cinco concorrentes, todas muito bonitas e elogiadas pelos jurados, Sarah Urquisa foi eleita a Princesa e Amanda Nascimento a Rainha. “Obrigada por tudo, eu amei ter a chance de representar nossa cidade”, disse Amanda nas redes sociais. Após o desfile, teve início o rodeio, com grande participação do público nas arquibancadas, seguido pelas apresentações de Banda Lyrius e Uai Garotos.

Na sexta-feira (21), a programação teve início cedo, com a recepção dos equinos, ordenha do Torneio Leiteiro e julgamento morfológico dos bovinos. À noite, aconteceu mais uma etapa do rodeio, que, neste ano, foi abrilhantado com o rodeio de crianças em carneiros. Os pequenos mostraram talento na arena! Quem subiu ao palco foi a dupla Fernando & Sorocaba, que encantou o público! Com muita simpatia e repertório variado, os artistas agradaram a todos os gostos e interagiram com os fãs. Em um momento do show, Sorocaba apareceu em um pequeno palco montado no meio do Parque e usou uma bolha de plástico gigante para retornar ao palco principal, carregado pelos fãs. Foi uma apresentação e tanto! “Existe uma massa de artistas da música sertaneja fazendo muita coisa muito parecida. Acho que está na hora do diferente no cenário da música sertaneja. É importante nascer novos artistas, mas variando o trabalho”, comentou Sorocaba em entrevista à Rádio Inconfidentes. A noite foi encerrada com show de Henrique & Matheus.

A 38ª Expô continuou no sábado (22) com mais ordenhas do Torneio Leiteiro, julgamento morfológico dos equinos e desfile de carros de bois pelas ruas da cidade! À noite, mais uma apresentação do rodeio e a grande atração do dia, a dupla João Bosco & Vinícius. Muito simpáticos, os sertanejos apresentaram seus grandes sucessos e levaram ao público canções de outros consagrados artistas brasileiros. “No nosso show, trazemos os grandes sucessos da nossa carreira, junto com músicas novas como ‘Precipício’ (com Wesley Safadão) e ‘Deixa A Gente Quieto’ (com Henrique e Juliano). É um show mesclado, fazemos alguns covers, tem a parte dos modões que o povo gosta. É uma energia muito bacana com o público”, disse João Bosco, em entrevista à Rádio Inconfidentes. A noite animada foi encerrada com show de Victor & Fabiano.

“É meu primeiro ano à frente da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e estou muito feliz com a realização da 38ª Exposição, apoiando o Clube dos Cavaleiros. É um trabalho intenso, mas que vale a pena. O retorno do público foi muito positivo. Os shows superaram nossas expectativas, tivemos grande participação do público e dos comerciantes. As atividades voltadas para o homem do campo foram muito bem pensadas. É uma forma de trazer um pouco do campo para a cidade. Em especial, gostaria de agradecer ao secretário de Obras Ézio Resende, à secretária da Emater Jucimara Magela, à secretária de Educação Silvanda Resende, à secretária de Assistência Social Clara Sousa, ao Lucas Lara, à Arcosta, ao Zé do Socorro e ao Mauro Pinto, do Clube dos Cavaleiros. Obrigado e parabéns a todos aqueles que nos ajudaram a fazer esse evento tão bonito”, declarou o secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Toninho Ribeiro.

A 38ª Exposição Agropecuária de Resende Costa chegou ao fim no domingo (23) com a última ordenha do Torneio Leiteiro, desfile de animais pelas ruas da cidade, Festival de Bandas Locais, final do rodeio e show com Márcio & Heleno.

RESULTADOS

Torneio Leiteiro – campeã: Tieta (proprietário - Nelson Resende).

Morfologia Gado Adulto – campeã: Tunísia (proprietário - Tião Gouveia e filhos).

Morfologia Gado Jovem – campeã: Jussara (proprietário - Luís Fernando Reis).

Morfologia Equinos e Concurso de Marcha – campeã: Fada Carpe Diem (proprietário – Rafael Chaves). Ao todo, foram 26 categorias, cada uma com o seu campeão. A égua Fada Carpe Diem foi a campeã das campeãs.

Rodeio – peão campeão: Gelson de Oliveira (Cristiano Otoni).

Rodeio em carneiros – campeão: Rafael Ribeiro (Resende Costa).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário