APAE/RC realiza diversas atividades durante a Semana Nacional da APAE

Vitória Cristina0

Entre os dias 21 e 28 de agosto, aconteceu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A APAE do município de Resende Costa criou debates sobre o dever da igualdade e da inclusão. Este ano, a APAE traz o tema “Família e Pessoa com Deficiência, Protagonista na Implementação das Políticas Públicas”. O tema frisa a importância da participação da família no desenvolvimento de seus filhos.

O presidente da APAE de Resende Costa, Antônio Resende, explica: “Esse ano é o mesmo tema que o de 2018, de acordo com nosso superintendente de ensino e pesquisa, Sérgio Sampaio. O tema foi repetido por haver a necessidade de estímulos para a participação das famílias e das pessoas com deficiência na vida institucional.”

Antônio falou também sobre a importância de promover a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. De acordo com ele, o objetivo da APAE é promover a inclusão dos seus alunos em espaços públicos, como aconteceu durante a programação, através de apresentações culturais e outras atividades que ajudam no desenvolvimento dos alunos. O presidente disse ainda que “outras ações que prezam o protagonismo dessas pessoas, com aparticipação da família, foram reafirmadas durante a semana.”

 

Funcionamento da APAE

A APAE de Resende Costa é uma associação sem fins lucrativos. Sua fundação na cidade aconteceu no dia 9 de dezembro de 1993 por um grupo de pais e pessoas da comunidade envolvidas na causa, tendo o apoio da Prefeitura Municipal.

A escola da APAE/RC funciona das 7h:00 às 18h:00. Além das atividades pedagógicas, a APAE oferece atendimentos especializados, na parte clínica, com psicólogas, tratamento dentário, acompanhamentos com fonoaudiólogos e com fisioterapeutas.

A “Escola Especializada Pingo de Luz”, da APAE de Resende Costa, recebe atualmente 35 alunos, além dos alunos especiais, somando um total de 157 pessoas que fazem parte da escola e dos projetos pedagógicos desenvolvidos pela instituição. Antes da fundação da APAE em Resende Costa, os atendimentos especializados aconteciam na APAE de São João del-Rei.

 

Como a APAE se mantém

A APAE de Resende Costa sobrevive através de recursos financeiros repassados pela Prefeitura Municipal e de doações da população. Durante o ano, para se manter, a instituição realiza eventos beneficentes, como barraquinhas, leilões etc. O estado fornece seis professores para a escola e a manutenção dos serviços de saúde se dá através de convênio com a Prefeitura Municipal de Resende Costa. De acordo com a direção da escola da APAE, é necessário contar com muitos professores, uma vez que alguns deles se dedicam a cuidar e orientar apenas um aluno que possui mais dificuldade. Não há cobrança de mensalidade e o material didático é fornecido gratuitamente.

A APAE conta sempre com a ajuda da população e também com a participação e colaboração de voluntários que abraçam a sua causa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário