Diversas ações natalinas aconteceram em Resende Costa

Vanuza Resende0

O Natal bate à porta

A CIA. de Teatro Embaixadores da Arte e o grupo de Jovens Shalon realizaram, em 2017, a XIX edição do Serenata Embaixadores da Arte e da Paz. Há quatro anos, a companhia de teatro se uniu ao grupo de oração para visitar casas com uma serenata encenada, com presépio vivo e a presença do Menino-Deus. Nas últimas edições, 22 casas foram visitadas em Resende Costa.

 Abel Vale Júnior, criador e diretor da serenata, falou ao JL sobre o evento: “Algumas pessoas nos procuram pessoalmente solicitando homenagem a um parente ou amigo querido, as pessoas postam no modo privado na página da Cia. Embaixadores no Facebook, ou os próprios membros da equipe indicam pessoas que estejam passando por alguma fase difícil. Todo ano, em novembro, há uma comissão de quatro pessoas que se reúne com inúmeras casas indicadas e analisa todas elas, fazendo com que cheguem a 22 residências”.

Em 2017, 26 pessoas participaram da serenata que recebe toda uma preparação. “Tendo escolhidas as 22 casas, iniciamos, então, o trabalho oficial. Ensaio dos cantores solos, ensaio do coro, ensaio dos declamadores, elaboração das mensagens, cenografia, indumentária. Para cada pessoa que for receber a homenagem, precisamos de um cúmplice. Este recebe uma carta explicativa, solicitando-lhe que fique no jeito para nós, ou seja, que prepare uma fonte de energia e que seja feito um texto ou cartão em nome da família para o homenageado. Além, claro, do sigilo”, explicou Abel.

Abel Júnior deixa uma mensagem que perdura durante todo o ano: “O mais interessante, legal e gratificante é que temos a proposta de levar o verdadeiro sentido do Natal, Jesus Cristo, a quem recebe (a serenata), e acabamos saindo muito preenchidos de cada casa. Cada casa, com seu jeito singular, nos recebe de um jeito diferente e especial”. O diretor já deixa seu recado para o Natal de 2018. “E já deixo a dica: se quiserem homenagear alguém querido em 2018, nos procure em outubro e indique nomes. Pode ser que este alguém seja escolhido”.

 

HO-HO-HO! Papai Noel distribui brinquedos e encanta crianças da Escola Aquarela

O último dia do ano escolar das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela (CMEI) foi fora das salas de aula e com os professores cedendo o protagonismo ao Papai Noel.  Uma a uma, as 250 crianças receberam presentes e tiraram fotos com o bom velhinho. 

O evento, que aconteceu no Parque de Exposições de Resende Costa, foi uma realização do CMEI em parceria com os Correios. Todas as cartas escritas pelos alunos da instituição foram adotadas, conforme explica a diretora da escola Sandra Vale: “Nós trouxemos o Papai Noel para perto das crianças, uma forma de oportunizar àqueles que não têm condições de ganhar um presente de Natal. Nosso objetivo maior foi esse. Foram presentes simples, apadrinhados por pessoas da comunidade. Uma parceria nossa com os Correios. A felicidade das crianças está contando como que deu certo”.

Para o gerente da agência dos Correios de Resende Costa, Leandro, o Natal é uma oportunidade de distribuir solidariedade. “Nós fazemos duas modalidades, uma é essa parceria com a escola, as crianças fazem as cartinhas e ficam expostas nos Correios durante um período para poderem ser adotadas. Outra modalidade são as cartas da sociedade, crianças carentes que levam para os Correios as cartinhas, que também ficam disponíveis para adoção. A ‘Campanha Papai Noel dos Correios’ é uma ação social para beneficiar as crianças mais carentes, além de incentivar a escrita e a leitura”, explica Leandro.

O que permaneceu durante todo o dia é reflexo da magia do Natal. “Recebemos as crianças com muito amor, carinho, Papai Noel, presente e tudo de bom que podemos dar, porque elas merecem, muito”, diz Sandra Vale.

 

Quando a solidariedade é penta

 Pelo 5° ano consecutivo, A TSA - TORCIDA SANGUE AZUL sede Resende Costa, realizou a sua tradicional ação social de Natal. Percorrendo os bairro da cidade e contando com a colaboração dos resende-costenses, os integrantes da torcida arrecadaram mais de 600 kg de alimentos que foram doados ao Lar São Camilo de Léllis e APAE. A torcida organizada também entregou 12 cestas básicas e brinquedos a crianças, em casas de famílias carentes da cidade.

O diretor da TSA, Jonas, falou sobre a ação: “As nossas campanhas são sempre uma oportunidade de ajudar o próximo e mostrar o lado bom da torcida organizada. Existem alguns preconceitos com organizadas, devido a alguns episódios de violência em estádios, por exemplo, mas uma torcida que se organiza ela vem principalmente para fazer o bem, sem olhar a quem”. Em nome da Torcida Sangue Azul, Jonas agradeceu a todos que colaboraram. “Agradecemos a todos que nos ajudaram, os voluntários e os doadores. Que possamos seguir firmes e fortes em mais um ano, ajudando o próximo, se Deus quiser. Muito obrigado, galera!”.

 

Ainda mais especial...

 O bom velhinho também marcou presença na APAE de Resende Costa. No dia 14 de dezembro, cerca de 100 presentes foram distribuídos aos alunos, usuários e atendidos pela instituição, que escreveram suas cartinhas e tiveram seus pedidos atendidos através de adoção das cartinhas por pessoas físicas. A supervisora pedagógica da APAE, Daiane Pinto, falou sobre o Natal da APAE: “Pedir a eles que escrevessem uma cartinha e deixassem embaixo da árvore de Natal para que o Papai Noel pegasse fez com que trabalhássemos a imaginação dos nossos alunos de forma muito prazerosa. Essa fantasia enriquece nossos alunos, o imaginário deles, fazendo-os compreender a importância da bondade, da caridade, de se tornar um ser humano melhor e se importar com o próximo”.

A entrega dos presentes aconteceu juntamente com uma confraternização da comunidade Apaeana, funcionários do Sicoob Credivertentes, parceiro do evento, e familiares dos alunos. “Comemorar o Natal com nossos alunos foi muito gratificante, pois não tem como esquecer a felicidade e o sorriso estampado no rosto de cada um”, diz Daiane Pinto.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário