Público pediu BIS no 1° Fest Resende

Vanuza Resende0

O último dia 19 de agosto foi movimentado em Resende Costa, que recebeu o concurso musical, 1°Fest Resende. O evento, realizado na Churrascaria Ramona, atraiu diversos músicos da cidade e do Estado de Minas Gerais.

O concurso foi aberto tanto para cantores profissionais quanto amadores. No total, 23 músicos se inscreveram. Apadrinhado pela dupla João Victor e Greg, o evento, que começou sem atrasos às 20h30min e se estendeu até a madrugada, lotou a Churrascaria Ramona. A cada nova atração, a tarefa dos jurados de escolher os melhores em suas categorias, cover e autoral, se complicava.

O corpo de júri foi composto por Elvis Reis, ex-maestro da Banda Santa Cecília; Regina Coelho, professora aposentada de português e colunista do Jornal das Lajes; Rafael Reis, produtor musical; Silas Lopes e Mike Lacerda, produtores musicais e proprietários do estúdio Casa Radar; Ivone Santos e Paula Areli, professoras de canto; José Geraldo, radialista e a dupla João Victor e Greg. Os jurados julgaram seis quesitos: criatividade, arranjo, afinação, sincronia, dicção e postura.

Regina Coelho disse que se surpreendeu com as apresentações: “Quando eu estava vindo pra cá, não tinha nem ideia do que poderia acontecer aqui, vim meio que no escuro e me surpreendi positivamente”. Para a jurada, a diversidade de gêneros musicais escolhidos durante as apresentações dificultou a escolha. “Muito difícil. Fica difícil julgar estilos tão diferentes, idades diferentes, repertório muito variado, condições também”. Regina justificou suas escolhas: “eu acredito que a gente tem que se valer da sensibilidade e do que agrada, procurando ser justa”.

A banda “Seven Age” destacou a importância em participar do concurso. “Além do intercâmbio com outros artistas, agrega muito ao nosso trabalho que outras pessoas possam vir a conhecer a nossa banda.” Eles ficaram sabendo do evento pela Internet e ao entrar em contato com a organização realizaram a inscrição. Mesmo tendo músicas autorais, a banda optou por concorrer na modalidade Cover. Os integrantes escolheram o som de uma banda que sempre foi referência para eles: CPM 22.

O casal Geraldo e Carmem veio de São João del-Rei especialmente para prestigiar o evento e aprovou a ideia. “As expectativas foram superadas, ficamos sabendo em cima da hora, mas gostamos muito. Estão todos de parabéns, na próxima seria interessante uma divulgação ainda maior”, sugeriu Geraldo. Carmem disse que gostou de todas as apresentações e por isso achou melhor não apontar o seu favorito: “Particularmente, gostei de todas as apresentações e não sei te falar quem foi melhor, mas sei que quero estar aqui no ano que vem torcendo por todos novamente. (O evento) merece uma segunda edição”.

No dia seguinte ao evento, foram constatadas pela comissão organizadora falhas na contagem dos votos e, com isso, os ganhadores da categoria Cover foram alterados. Num primeiro momento, Mariana e Banda Relikário ficaram com o troféu e o prêmio de 1° lugar. Após a recontagem dos votos, as premiações ficaram da seguinte forma: Donna Ana e Zênite Rock Blues levaram para casa o prêmio de R$ 1.500 reais. O 2° lugar foi para James Baby e o 3° para Mariana e Banda Relikário. A vocalista da banda postou uma mensagem de agradecimento em sua rede social. “Quero agradecer a todos pelos elogios e pelas felicitações, o prêmio já está nas mãos certas e eu continuo extremamente feliz em poder divulgar o meu trabalho e, em meio a inúmeras apresentações, ter ficado com a 3° colocação”! 

O prêmio de melhor música autoral foi para Yago Viana, que faturou a gravação de uma música e um videoclipe em Belo Horizonte. Na categoria Autoral, ainda levaram troféu para casa Izadora Amaral e Banda Scarvox, com os segundos e terceiros lugares, respectivamente. A banda Radioverso teve o vídeo mais visto no canal do evento no Youtube, com 1.463 acessos e levou para a casa o troféu de mais visualização.

O 1º Fest Resende foi criado por Amir Denis, juntamente com Pollyanne Regina e Ângelo Márcio, que organizaram o evento. De acordo com os organizadores, o projeto surgiu com o intuito de divulgar o trabalho dos músicos. “Eu gosto de música e sei como é importante para nós termos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho”, diz Amir.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário