Resende Costa celebra Nossa Senhora do Rosário

Vanuza Resende0

Em Resende Costa, o primeiro domingo de novembro é tradicionalmente marcado pelos desfiles de congados de diversas cidades da região, que vêm homenagear Nossa Senhora do Rosário, celebrando uma das festas religiosas mais populares de Minas Gerais. Neste ano, a Festa do Rosário aconteceu entre os dias 03 e 06 de novembro.   Cerca de dez bandas de congada vieram a Resende Costa.

Maria Claré da Silva, 67 anos, se recorda das primeiras festas em honra a Nossa Senhora do Rosário das quais participou com seus pais. “Eu gosto muito da festa do Rosário porque eu me lembro ainda pequena, com seis anos, quando acompanhava meus pais. E ali, ao lado da igreja do Rosário, era um cemitério, meus pais avisavam: ‘não pode pisar aí não, tem resto mortal aí embaixo’. Então nós íamos para dentro da igreja onde era a festa.” Nos dias de hoje, Claré se recorda dos congadeiros. “Gostava de ver aquele povo todo na folia, as irmandades, a princesa junto com o príncipe, a rainha e o rei. Eu acho essa festa muito linda e enquanto Deus me der vida eu não perco essa festa maravilhosa.”

Missas, oração do tríduo, ação entre amigos em benefício ao Lar São Camilo, procissão e shows fizeram parte da programação. Mais uma vez, a Rua José Coelho foi ocupada pelas barraquinhas. Entre venda de comidas, bebidas e objetos variados, muitas pessoas sairam com as sacolas cheias das mais de 100 barracas, que ofertaram produtos por preço baixo.

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário