MAC promove semana de atividades culturais em Resende Costa

Luana Chaves0

O MAC (Movimento Arena Cultural) retomou suas atividades neste ano, em Resende Costa, após um pequeno intervalo sem integrantes e sem realizações culturais. Alguns artistas da cidade, entre eles, Osvaldo Otelo, César Guedes, Douglas, Samantha e Ana Luiza, se reuniram e decidiram colocar novamente o movimento em atividade.

Para a nova formação do MAC, foram convidados artistas locais que, com entusiasmo, conseguiram reerguer o movimento, apresentando projetos a serem realizados. O MAC agora está em processo para se tornar uma associação. “Nós, enquanto artistas, queremos apoio e precisamos muito disso. Transformando o MAC em uma associação, estaremos andando no caminho certo para conseguirmos nos tornar ponte para a realização de inúmeros projetos sociais e culturais”, afirma César Guedes, o Cesinha. Atualmente, a ajuda financeira vinda de órgãos públicos tem sido pequena para os objetivos do grupo, que avalia ser essencial o reconhecimento de suas atividades por parte do poder público.

O movimento tem por objetivo ajudar e apoiar artistas, principalmente os resende-costenses, além de se apresentar como uma instituição cultural que almeja conseguir mais espaço para desenvolver projetos culturais na cidade. O MAC tem propostas ecléticas que contemplam músicos, poetas, cantores e artistas que desenvolvem outros trabalhos artísticos e artesanais, como pinturas e tapeçarias.

 

Semana de atividades culturais

Os novos integrantes do MAC decidiram, enquanto ainda caminha o processo do movimento de se tornar uma associação, já ocupar espaço promovendo atividades culturais. E o Teatro Municipal de Resende Costa, que necessita urgentemente de revitalização, foi o local escolhido pelo MAC para reiniciar seus trabalhos. O grupo realizou diversas reuniões até fechar a programação da sua reestreia. O tema da Semana Cultural, que aconteceu entre os dias 27 e 31 de agosto, foi: “Resgatando e Cultivando –  Movimento Artístico Cultural”.

O evento foi aberto na quarta-feira, 27, com a realização de uma superaula com Rosely Antunes, que ensinou aos participantes detalhes da fabricação do Real Tapete.

No dia 28, a historiadora e artista integrante do MAC, Ana Luiza Coelho, ministrou oficina de arte a partir de materiais recicláveis. Em seguida, aconteceu um bate-papo incrível com a escritora Larissa Ibúmi Moreira, que falou sobre o seu livro “Vozes Transcendentes – Os novos gêneros da música brasileira”. Larissa abordou assuntos referentes à música e valorização cultural dos indivíduos LGBTQI.

A programação continuou na quinta-feira, 29, com uma palestra de Ângelo Resende sobre noções de pintura em tela e madeira. Os alunos da Escola Municipal Conjurados participaram das atividades desse dia. À noite foi exibido o filme “Zezinho Fidel, o Palhaço do Circo do Cabeção”, produzido pelo IRIS (Instituto Rio Santo Antônio), recordando a época do cinema na “Casa de Cultura”. Após o término da exibição do filme, a imaginação guiou os lápis e os papéis em uma oficina de RPG de tabuleiro, ministrada pelo Cesinha. 

Na sexta-feira, 30, Samantha Magalhães ofereceu a oficina “Corpo Lúdico”. A atriz de teatro e também integrante do MAC trabalhou com os participantes a expansão do lúdico e do sensorial através dos jogos teatrais, criando um espaço para criação e vivência lúdica. A programação da sexta-feira contou ainda com a realização de um sarau de poesias conduzido pela Danielle Tonioli. Muitas palavras bonitas e expressões conquistadoras. Fechando a noite, o grupo “Pretas Presentes” promoveu uma fantástica roda de conversa sobre história negra e racismo. Houve ainda um desfile exaltando a beleza da mulher negra. A participação do grupo Pretas Presentes na Semana Cultural foi concluída com a apresentação de um coral de vozes.

No último dia do evento, sábado, 31, as atividades foram realizadas no Largo do Rosário (Praça Coronel Souza Maia). Ficaram expostas na praça barraquinhas com culinária local, enquanto aconteciam diversas apresentações musicais de artistas resende-costenses: Ângelo e Augusto; Black Star; Beatriz e Mateus; Samara, Othon e Luana; Fernanda e Milena. O show do Tear de Cordas encerrou a programação.

O Teatro Municipal ficou aberto para visitações durante todos os dias da Semana Cultural. Os visitantes puderam conferir uma exposição de fotografias do jornalista e fotógrafo Cássio Almeida, de Christine Oliveira e Júnior Mendonça; exposição de pinturas do artista Ângelo Resende; o varal de poesias de artistas diversos e o “filtro dos sonhos”, produzido por Lu e Igor Angeli.

As atividades da Semana Cultural realizada pelo MAC foram gratuitas e representaram, acima de tudo, o esforço, o talento e a dedicação de uma geração de jovens artistas resende-costenses que valorizam e incentivam a cultura como forma de iniciativa popular.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário