Trilha da Gastronomia realizou oficinas para resgatar tradições da região

José Venâncio de Resende0

Cinco tipos de oficinas destinadas a capacitar produtores de queijos, doces, cachaça, biscoitos e cerveja, além de outras atividades, marcaram a realização da “Trilha da Gastronomia”, entre os dias 9 e 17 de dezembro, envolvendo participantes de 26 municípios do Campo das Vertentes. A ideia era promover o resgate de tradições gastronômicas mineiras e potencializar essas riquezas na microrregião, com o objetivo de impulsionar os municípios como destinos gastronômicos para turistas.

Foram 52 oficinas ao todo (duas por município) que movimentaram um público de mais de 600 pessoas da região. O projeto deve estimular o empreendedorismo ao alavancar o turismo gastronômico no Campo das Vertentes, diz Marcus Januário, gestor da Trilha dos Inconfidentes. Mostrar “um pouco da nossa história, da gastronomia regional” para melhor capacitar as pessoas a empreenderem mais e impulsionarem o desenvolvimento regional. “Ao valorizar os principais produtos da região, pode-se fomentar a economia, incentivar o empreendedorismo, gerar emprego e renda e qualificar-se para receber mais turistas”, acrescenta. As oficinas estiveram a cargo de produtores tradicionais da região, que se destacam pela qualidade de seus produtos e pela experiência em recepção de turistas.

Um almoço no encerramento da capacitação reuniu o secretário de Estado Adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Silviano Brandão, e prefeitos de municípios que integram a Trilha dos Inconfidentes. Bernardo destacou a força do turismo regional e a iniciativa da Trilha da Gastronomia. “Eventos como esse demonstram que a região realmente está se preparando para ser cada vez mais desenvolvida no setor de turismo.”

O presidente da Trilha, Higino Zacarias, citou as conquistas de 2021 e apresentou reivindicações para 2022. Uma delas é a abertura de mais editais para municípios e instâncias de governança regional (IGRs) focados em infraestrutura turística. Também encaminhou a proposta de aumento da alíquota do ICMS Critério Turismo para, no mínimo, 2%, o que permitiria melhorar as estruturas físicas das secretarias municipais de turismo e cultura. Por fim, pediu apoio para eventos da gastronomia e da cozinha mineiras.

A “Trilha da Gastronomia” foi viabilizada por meio da Lei Aldir Blanc, no âmbito do estado de Minas Gerais. Tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário