VIII Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa

Luana Chaves0

O evento promoveu o artesanato e impulsionou o turismo na cidade

Neste ano, a programação da VIII Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa foi eclética e ofereceu ao público feira de exposição de artesanatos, oficinas, rodas de conversa, gastronomia e muito mais. Além disso, o evento, realizado entre os dias 17 e 19 de junho, contou com shows musicais que conquistaram o gosto do público.

No dia 13 de junho, aconteceu uma roda de conversa com alunos dos 2° e 3° anos do Ensino Médio da Escola Estadual Assis Resende. O tema abordado foi “Empreendedorismo no turismo de Resende Costa”. Foram convidados para a conversa os empresários e empreendedores resende-costenses Vanderléia e Fábio, do Tixa Café, Alessandro e Telinha, da AT Tecelagem, e Cláudio Ruas (Cacau), do Casal Gastrô. No dia 14 de junho, duas rodas de conversa reuniram no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) artesãos de diferentes gerações que debateram o tema “Artesanato ontem, hoje e sempre”. As conversas foram mediadas pela arquiteta Isabela Resende.

A Mostra de 2022 trouxe novidades ao público, especialmente aos artesãos. O “1° Concurso de Tapete das Lajes” elegeu o melhor tapetinho tecido por artesãos resende-costenses.

A verdadeira essência da Mostra é ser vitrine do artesanato e da cultura resende-costense. A exposição da “Cadeia Produtiva do Artesanato de Resende Costa”, idealizada pelo empresário e artesão Alessandro Silva, da AT Tecelagem, conferiu visibilidade ao processo artesanal e ao artesão local. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o processo da tecelagem artesanal, podendo inclusive tecer um tapetinho no tradicional tear de madeira.

 

Shows

A programação musical começou na sexta-feira, 17, com show acústico de Luís Paulo e convidados. À noite, aconteceu a cerimônia oficial de abertura da VIII Mostra de Artesanato e Cultura, com a presença de autoridades municipais e membros da comissão organizadora do evento. Em seguida, as bandas Soulseek e Scarcéus agitaram a primeira noite da Mostra.

No sábado, 18, pela manhã, aconteceu o “Cozinha Solidária”, evento gastronômico com os chefs Cláudio Ruas, do Casal Gastrô, e Capitão Emídio. Foi assado um delicioso leitão na brasa. A renda do almoço foi beneficente à Festa de São João do povoado dos Pintos.

Ainda no sábado, o cantor e violonista Ângelo Márcio se apresentou em um show acústico. Logo após, Um Duo Qualquer encerrou a programação musical da tarde. A noite de sábado reuniu grande público na área do evento. A banda Corcel 84 apresentou o melhor dos anos 80 e 90. Para fechar com chave de ouro o segundo dia do evento, a banda mineira Texas Rádio agitou o público com uma apresentação performática.

A programação deste ano da Mostra de Artesanato e Cultura não se esqueceu das crianças. A atriz Marcela Paiva alegrou os baixinhos presentes nas tardes do sábado e do domingo.

A programação do domingo, 19, começou cedo com o Passeio Ciclístico das Lajes e a Corrida Rústica. E animando a tardinha de domingo, Luciene Gomes e o nosso conterrâneo JP Miranda levaram ao palco o melhor do samba raiz. Já no início da noite, os meninos da banda resende-costense Mitts resgataram clássicos do pop rock num show memorável.

A banda MagoZen, de Conselheiro Lafaiete, encerrou a programação da VIII Mostra de Artesanato e Cultura, deixando na plateia aquele gostinho de saudade e de quero mais.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário