1ª Caminhada Feminina da Amizade

O evento foi organizado por um grupo de pessoas com o objetivo de promover e estimular atividades culturais no povoado do Ribeirão


Cultura

Vanuza Resende0

Participantes da 1ª Caminhada Feminina da Amizade

 Com o intuito de preservar as boas memórias vividas no povoado de origem, um grupo de 16 pessoas se reuniu para organizar eventos na comunidade do Ribeirão, zona rural de Resende Costa. Uma das idealizadoras do projeto, Janete Sandra, falou ao JL sobre a comissão e sobre o projeto: “Reunimos 16 pessoas, homens e mulheres, dispostos a organizar eventos com o objetivo de resgatar a animação no povoado do Ribeirão.”

 O primeiro evento organizado pelo grupo foi a Caminhada Feminina da Amizade. “A ideia da caminhada surgiu da nossa amiga Rosa Fernandes, que fez essa experiencia de ir a pé até o povoado na Festa da Colheita e gostou”, contou Janete. Com percurso de 10 km, a caminhada foi feita por trilhas, conforme explica Janete: “Escolhemos um caminho ‘por dentro’ em meio à natureza.” O grupo, formado por 60 mulheres de diferentes idades, completou o percurso em quatro horas e meia.

A artesã Jacinta Assis foi convidada por uma vizinha a participar da caminhada e não hesitou em aceitar o convite. Quando jovem, a artesã costumava ir a pé do povoado dos Pintos, onde nasceu, até Resende Costa. A caminhada foi uma oportunidade para Jacinta Assis relembrar o que fazia na sua juventude. “Eu andei muito tempo assim porque precisava, hoje foi por diversão. A gente andava, às vezes com peso, por pura necessidade. Essa caminhada foi diferente, foi especial. Não tivemos peso nem horário para chegar. Foi interessante porque tinha gente nova, gente de mais idade, como uma senhora de 78 anos que foi com a gente.” Jacinta já espera pelas próximas edições. “Estamos combinando as próximas. O grupo quer mais caminhadas como essa, com um clima alegre e de amizade”, planeja a artesã.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário