1° Encontro de Carreiros e Candeeiros promove resgate solidário da tradição em Resende Costa

Mais de 50 carros e 300 bois desfilaram na cidade, recolhendo alimentos para instituições


Vanuza Resende


O desfile arrecadou alimentos para a APAE, Lar São Camilo e Hospital Nossa Senhora do Rosário

O tradicional canto de um dos mais primitivos e simples meios de transporte, ainda em uso no meio rural, tomou conta de uma manhã de domingo em Resende Costa. No dia 27 de fevereiro, os resende-costenses acompanharam o desfile de 57 carros-de-boi pelos bairros da cidade. Os 363 bois guiados pelos carreiros e candeeiros levavam os carros, que recolhiam alimentos para a APAE, Hospital Nossa Senhora do Rosário e Lar São Camilo.

A ideia de promover o desfile partiu de Sérgio Vanderci Urquisa, o Serginho da Serraria, que uniu a vontade de ajudar com o resgate de uma tradição. “Essa tradição não pode acabar. A gente tem uma tradição antiga do transporte dos carros-de-boi. Eu me lembro de que nessa época, por exemplo, os carros-de-boi já estavam sendo todos preparados para saírem da zona rural, das roças, a fim de chegarem até a cidade com alimentos: lata de biscoito, arroz... Tudo em preparação para a Semana Santa”, relembra Serginho.

O Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Alexssander Pinto Lourdes, falou sobre a realização do Encontro. “Nós ajudamos três instituições e, ao mesmo tempo, fomentamos uma tradição. Reunimo-nos com os integrantes do grupo de carreiros e candeeiros, com a Câmara de Vereadores, EMATER, ARCOSTA, Polícia Militar e APAE para que, juntos, realizássemos o evento. Contamos com recursos da Prefeitura Municipal e de patrocinadores.”

 

Carros-de-boi pela cidade

Alexssander comenta sobre o trajeto escolhido para o desfile. “Todos os carros-de-boi saíram juntos do Parque de Exposições e chegaram até a Rua Gonçalves Pinto, a tradicional Avenida. De lá, dividimos os integrantes para os bairros. Foram cerca de 10 a 15 carros em cada bairro. Não foi possível passar em todos eles, uma vez que os bairros que possuem mais morros oferecem dificuldades para os animais. Depois disso,  encontramo-nos de novo na Avenida e descemos para o Parque de Exposições, onde foi realizada a apresentação de cada carro.”

De Resende Costa foram 11 carros, mas o desfile contou com a participação de 19 cidades da região. De algumas cidades mais distantes, como Lavras, vieram apenas os carreiros e candeeiros. Os carros-de-boi foram emprestados pelos produtores rurais do município. “Vieram algumas pessoas, mesmo sem carro e sem boi, mas que vestiram a camisa. Conduziram os carros, recolhendo alimentos pelas ruas da cidade. Foram 363 bois na cidade e, graças a Deus, sem nenhum acidente”, diz Alexssander.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) foi responsável por recolher os dados de cada um dos carros para a apresentação feita no Parque de Exposições. O extensionista agropecuário da EMATER, Marcos Túlio Resende Maia, comentou sobre o evento. “Tivemos um excelente evento. Foi o primeiro encontro desse molde na cidade. Já tivemos outros que foram realizados nas festas rurais. Mas eram bem diferentes, com os carros apenas desfilando. O diferencial desse ano foram as doações, sendo que foi tudo muito positivo.”

 

Doação

Todos os alimentos já foram doados às instituições contempladas. De acordo com Alexssander, os materiais recolhidos encheram cinco carros, um grande quantitativo. “A população abraçou mesmo a ideia. A gente teve uma boa repercussão no pós-evento. Foi a primeira vez que tivemos um desfile desse porte na cidade. Tínhamos os desfiles de carros-de-boi durante a exposição agropecuária, mas nada desse tamanho. Foi muito positivo poder ajudar APAE, Hospital e Lar São Camilo.”

Serginho também comemora a realização do evento. “Que alegria realizar o encontro! Minha equipe é minha família, e eu tive ajuda do Saulo, da Solange, da Sâmala e da Sara. Foi um sonho realizado.”

 

O primeiro de muitos

Para 2023, a ideia é promover o segundo encontro. “Eu quero repetir esse desfile todo o ano. E quero que ele seja realizado no Dia do Carreiro, na cidade. Vou enviar um projeto para a Câmara dos Vereadores para que seja aprovado o Dia do Carreiro, dia 02 de junho, aniversário de Resende Costa. Também pretendo todos os anos realizar esse encontro de forma solidária, em benefício das instituições aqui da cidade. A gente faz pelo amor ao próximo e pelos carreiros. Agradecemos à Prefeitura Municipal, aos patrocinadores que apoiaram muito a realização e a todos que acreditaram que daria certo realizar o encontro. Para o ano que vem, gostaria de contar com um apoio maior dos carreiros e candeeiros de Resende Costa e, assim, colocarmos 100 carros-de-boi nas ruas”, planeja Serginho.

Marcos Túlio reforça a importância de se manter a tradição. “Hoje, as máquinas acabaram substituindo a força animal. Mas muitas propriedades mantêm os bois como força de trabalho, principalmente na nossa região, que, por ser muito montanhosa, não permite a entrada das máquinas em alguns locais, sendo utilizada, então, a força do animal. É um resgate da tradição e uma valorização dos produtores que buscam manter essa cultura.”

O Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente reafirma o desejo do encontro ser anual e reforça os agradecimentos aos envolvidos. “Queremos tornar anual esse encontro. Os meus agradecimentos a todos que participaram, que ajudaram na organização, aos patrocinadores, que foram fundamentais. A todos que fizeram a doação dos alimentos e, principalmente, aos carreiros e candeeiros que fizeram o evento acontecer”, conclui Alexssander.  

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário