2022: ano do desenvolvimento do turismo em Resende Costa


Editorial

0

A Semana Santa de Resende Costa é destaque desta edição do Jornal das Lajes. Em abril de 2020, quando faltavam poucos dias para o início da maior celebração da Igreja Católica, o alerta de pandemia do novo coronavírus impediu que a festa acontecesse. Foram dois anos sem procissões, sermões e belas solenidades que reúnem centenas de fiéis nas igrejas e nas ruas da cidade. O arrefecimento da pandemia possibilitou, contudo, que em 2022 as celebrações da Semana Santa pudessem ser retomadas de forma integral e com a presença dos fiéis.

Um dos fatos marcantes da Semana Santa de 2022 foi a enorme expectativa das pessoas quanto à realização da festa. O grande número de fiéis presentes nas celebrações litúrgicas e paralitúrgicas é prova de que todos estavam com saudades desse grande evento religioso que em Resende Costa une espiritualidade, cultura e tradições.

Outro evento que marcou o retorno da programação cultural em Resende Costa, também tema desta edição do JL, é o 7º Encontro Nacional de Motociclistas das Lajes, realizado nos dias 8, 9 e 10 de abril no Parque de Exposições. O encontro trouxe novamente à cidade integrantes de moto clubes de diversos lugares do país, proporcionando aos participantes um ambiente de confraternização, animação e alto astral. Tudo, claro, embalado pelo bom e tradicional ritmo contagiante do rock.

O Encontro Nacional de Motociclistas das Lajes não atrai somente os moto clubes e o pessoal que curte as motos. É um evento que já ganhou a aprovação do público resende-costense em geral e vem, ao longo dos anos, crescendo como atrativo turístico significativo para Resende Costa e região. No final de semana dos dias 8, 9 e 10 de abril, o movimento na cidade foi intenso. Além do trânsito frenético de motos pelas ruas, as pousadas ficaram cheias e o movimento no comércio aumentou com a presença dos participantes do encontro.

A Semana Santa e o Encontro Nacional de Motociclistas das Lajes fazem parte do Calendário Cultural de Resende Costa. Neste ano, devido à pandemia, o calendário foi divulgado um pouco mais tarde, no início de abril, mas com toda a programação prevista para o decorrer de 2022, com destaque para a Mostra de Artesanato e Cultura que, diferentemente dos anos anteriores, quando fora realizada junto com o aniversário de Resende Costa, neste ano o evento acontecerá no feriado de Corpus Christi, de 17 a 19 de junho. O objetivo da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Artesanato e Cultura, é aproveitar o feriado nacional quando, geralmente, há na cidade maior presença de turistas.

Os eventos culturais são importantes atrativos turísticos em Resende Costa. Estudo elaborado pelo Sebrae, em parceria com a prefeitura e o Sicoob Credivertentes, com o apoio da Asseturc (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa), também reportagem de destaque desta edição, mostra que vale a pena o município investir e apoiar eventos tradicionais que já conquistaram tanto o público local quanto os turistas. Exemplo deles é a Semana Santa, o Encontro de Motociclistas, a Mostra de Artesanato e a Exposição Agropecuária. “Além de entretenimento, os eventos valorizam e divulgam as tradições e a identidade cultural da nossa terra e da nossa gente. Queremos que o Calendário 2022, que vem recheado de atrações diversas, seja um marco na retomada da nossa programação cultural no pós-pandemia”, diz o secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, André Eustáquio.

Os setores do turismo e do entretenimento foram os mais impactados nesses dois anos de pandemia. Com a retomada das atividades econômicas, comerciais e culturais, a perspectiva é de um aumento exponencial na procura por viagens e eventos. E a região do Campo das Vertentes, tendo como um dos principais atrativos as cidades históricas de Tiradentes e São João del-Rei, é uma das rotas turísticas mais procuradas em Minas Gerais. Resende Costa não pode perder a oportunidade de se firmar nesse privilegiado grupo de cidades turísticas.

A cidade já foi reconhecida como a “Capital Mineira do Artesanato Têxtil”. Agora é momento de explorarmos novos flancos para o desenvolvimento sustentável do turismo, que gera renda, emprego e oferece novas oportunidades para a população. Que 2022 seja o ano do turismo em Resende Costa!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário