31º Torneio de Inverno foi o mais disputado dos últimos anos


Esporte

Emanuelle Ribeiro / Cássio Almeida0

Em partida emocionante, Fênix venceu pela primeira vez o Torneio de Inverno (Foto Emanuelle Ribeiro)

Terminou no último dia 8 de agosto a 31ª edição do Torneio de Futsal de Inverno em Resende Costa. O torneio, realizado no Ginásio Poliesportivo Monsenhor Nelson, teve início no dia 6 de julho e contou com a participação de 57 equipes, de 11 cidades, divididas em nove categorias: Pré-mirim, Mirim, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Feminino, Taça de Prata e Taça de Ouro. “Foi o ano em que tivemos mais participação de clubes, mais categorias e a volta do público ao Ginásio. Jogos muito apertados, o ano que teve mais empates, tanto que três finais foram decididas na prorrogação. Nível altíssimo esse ano”, considerou Lucas Paulo, um dos organizadores.

A grande novidade desta edição foram as reformas realizadas pela Prefeitura Municipal no Ginásio: troca do piso da quadra, melhorias na iluminação, troca do alambrado, pintura das paredes e instalação de dois bebedouros. Foi instalado também um placar eletrônico e, principalmente nos jogos decisivos, o público participava da contagem regressiva nos segundos finais, deixando os jogos ainda mais emocionantes. A Prefeitura investiu aproximadamente 50 mil reais na reforma do Ginásio Monsenhor Nelson. A inauguração do “novo Ginásio” e do Torneio aconteceu em 4 de julho com o “Super Clássico da Paz”. Atlético, Cruzeiro, Flamengo, Vasco, Corinthians e Palmeiras foram representados dentro de quadra. Fora das quatro linhas, a torcida organizada Sangue Azul deu um show nas arquibancadas com bandeiras e músicas de apoio.

As categorias de base foram disputadas entre as melhores escolinhas de futsal da região, como a Super-Craque (Barbacena), Tupi (São Tiago), Mix (Coronel Xavier Chaves), Galaxy (Resende Costa) e Athletic, um dos mais tradicionais clubes de São João del-Rei. Para Pedro Almeida, também organizador, as escolinhas elevaram o nível do Torneio: “Esse ano demos uma atenção maior para as categorias de base, que antes eram disputadas apenas entre os times de Resende Costa. Com a inclusão de outras escolinhas da região, os jogos ficaram mais disputados e foi possível montar uma seleção dos jogadores de Resende Costa – UFRC ou União do Futebol de Resende Costa. Com isso, também foi possível ver um maior apoio do público para as equipes da nossa cidade”, afirmou.

As categorias Taça de Prata e Taça de Ouro também tiveram seus destaques. A Taça de Prata, como sempre, foi muito disputada. Até a última rodada da primeira fase os times, todos de Resende Costa, ainda lutavam por uma vaga nas quartas-de-final. O jogo da final foi decidido em um único gol e o Casanova venceu o Parma por 1x0. Anderson Martins já defendeu equipes do futebol profissional e há alguns anos disputa o torneio de Resende Costa. O atleta, que foi campeão com o Casanova, aprovou o torneio e também a reforma do Ginásio: “Têm 10 anos que eu moro na cidade e esta foi pra mim a melhor final e o torneio mais disputado do qual eu participei. O Ginásio está precisando de muita coisa ainda, mas foi um bom começo. Ficou espetacular, não perde pra nenhum outro espaço da região”, disse o atleta.

Na Taça de Ouro, que contou com times de oito cidades diferentes, a final foi disputada entre o Sharks (Lagoa Dourada) e Americano (SJdR). A equipe de Lagoa Dourada levou a melhor, vencendo o Americano por 5 a 4.

A chefe da Divisão de Esportes do município, Vivian Daher Aarão, falou sobre a competição: “O Torneio de Inverno deste ano ficou ainda mais abrilhantado contando com um ‘palco novinho em folha’. A movimentação durante o mês de julho chamou a atenção por contar com times e torcidas de várias cidades da região. Ouve-se dizer que a competição nunca antes foi tão contemplada com uma variedade de equipes quanto nesta edição. Parabéns aos organizadores que fizeram de tudo para trazer à nossa cidade um evento esportivo de tão grande porte”.

A final do Feminino foi uma das mais emocionantes. O time de Resende Costa, Fênix, venceu a equipe da UFSJ por 3x2. O Fênix marcou o gol da vitória a três segundos do fim do jogo. A goleira Helen foi quem marcou o gol e foi a responsável por fazer a alegria dos torcedores resende-costenses.

 

Confiram os demais resultados:

Na categoria Pré-Mirim, o Real Galaxy venceu o Galaxy Chelsea por 3x1 e o Galaxy Barça venceu o Inter Galaxy por 3x2. Nessa categoria, os quatro times ganharam as mesmas premiações.

Mirim: São José 3x1 São José B

Sub-11: Athletic 3x2 Super Craque

Sub-13: UFRC 3x3 Tupi no tempo normal. Na prorrogação, o UFRC venceu por 5x3.

Sub-15: Super Craque 3x3 Tupi. Na prorrogação, o Super Craque venceu por 5x3.

Sub17: UFRC 4x4 Mix. Na prorrogação, o UFRC venceu por 5x4.

 

Assim se encerrou o 31º Torneio de Futsal de Inverno: um evento que contou com a participação de mais equipes, foi muito disputado e ainda teve um ótimo público durante todos os dias da competição.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário