A força das parcerias


Editorial

0

Duas reportagens desta edição do Jornal das Lajes mostram a importância das parcerias em favor da comunidade. Quando o poder público e instituições que representam segmentos da sociedade se unem, deixando de lado interesses individuais e políticos, a cidade lucra e o cidadão é o grande beneficiado. Exemplo disso é a ampla reforma realizada no Estádio Antônio Argamim de Freitas – Campo do Expedicionário - e o festival de música promovido pela Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa – amiRCo.

O Campo do Expedicionário esteve durante vários anos a mercê do abandono, retrato da situação em que se encontrava o próprio clube, criado na década de 40 logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. O clube ficou acéfalo por longo período, sem conseguir formar times. O tradicional “Estádio dos Eucaliptos”, que no passado foi palco de épicas partidas envolvendo times de Resende Costa e região, encontrava-se com os portões arrombados, alambrados caindo e o gramado servindo de pasto para cavalos, conforme mostrou uma reportagem publicada em 2004 pelo Jornal das Lajes.

Um grupo de pessoas ligadas ao esporte em Resende Costa, especialmente torcedores e ex-jogadores do Expedicionário, resolveu virar esse jogo. Vendo a triste situação em que se encontrava o mais tradicional clube de futebol da cidade, se uniram e iniciaram um trabalho de recuperação do “glorioso” - como o time é chamado por sua fanática torcida. Na parte do esporte, priorizou-se inicialmente as categorias de base. A tática deu certo. Em pouco tempo, revelou-se garotos com idade entre 12 e 15 anos, que, inclusive, foram levados para realizar testes em grandes equipes do futebol brasileiro. Outra importante ação foi a reforma do estádio. Além de recuperar o que estava depredado, foram construídas benfeitorias como a pista de caminhada, arquibancada coberta, além de um novo e espaçoso vestiário. Instalou-se, ainda, refletores e aparelhos de ginástica; por último, promoveu-se a troca do gramado.

Um fator importante chama a atenção em relação às ações de recuperação do Expedicionário Sport Club e de sua tradicional casa: Não foi somente uma única diretoria responsável pelas obras. Quando findou o mandato de uma diretoria, uma nova foi eleita dando prosseguimento às obras, sem maiores entraves e interrupções. Mas, o clube não trabalhou sozinho. A prefeitura municipal e o comércio local foram importantes parceiros. A inauguração do novo gramado, nos dias 8 e 9 de julho último, coroou o empreendimento realizado no estádio, que passou por três administrações: Gilberto Pinto (PSDB), Adilson Resende (PT) e Aurélio Suenes (PSD). Cada prefeito deu sua contribuição, investindo recursos próprios do município ou captando verbas através de deputados de seus partidos.

Hoje, diversas pessoas usufruem da praça de esportes do Expedicionário, fazendo caminhadas ou se exercitando nos aparelhos de ginástica.

O festival de música realizado pela amiRCo entre os dias 27 e 30 de julho também mostrou a força das parcerias. Não seria possível a realização deste evento se não fosse construída uma parceria entre a associação, a Prefeitura Municipal, Escola Estadual Assis Resende, Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França e os professores que acreditaram no potencial do projeto e vieram, gratuitamente, ministrar oficinas de música e apresentar recitais.

Construir parcerias é uma arte. Exige desprendimento, diálogo e humildade. O que nem sempre é possível quando interesses particulares e políticos se sobrepõem às necessidades e ao bem-estar da coletividade. Criar parcerias é como montar um time vitorioso, onde cada jogador sabe a sua função em campo e deve conhecer bem a tática de jogar para o coletivo e pelo coletivo.  Em Resende Costa, parcerias estão sendo tecidas com sucesso e a sociedade alcançando vitórias maiúsculas.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário