A Tixa está em todos os lugares!

Mascote ganha força e chama atenção em Resende Costa


Emanuelle Ribeiro


A Tixa também está tecendo a história de Resende Costa (Foto Cícero Chaves)

É impossível andar pela Avenida Alfredo Penido, a Avenida do Artesanato, e não se distrair com o mais novo mascote de Resende Costa, criado pela Asseturc (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa). A Tixa, lançada durante a V Mostra de Artesanato e Cultura, realizada entre os dias 31 de maio e 4 de junho de 2017, agora chegou às lojas de artesanato da cidade! Diversos empresários aderiram à ideia e estão usando a simpática lagartixa para atrair os turistas e divulgar o nosso município.

“Para que o projeto surta efeito, é importantíssimo que toda a sociedade entenda, valorize e contribua para o seu desenvolvimento. Foi muito simbólico e marcante a adesão dos empresários ao projeto. É na loja de artesanato que o turista tem contato com o nosso produto. Nela estão os profissionais da linha de frente. Deles dependem toda uma cadeia de produção e de comércio. É através deles que o turista poderá conhecer melhor nossa história e adentrar mais à cidade, conhecer as lajes, o centro”, afirma o presidente da Asseturc, Cícero Resende Chaves.

A Tixa faz referência ao apelido dado aos resende-costenses por moradores de cidades vizinhas. Como Resende Costa foi erguida sobre uma grande laje, somos chamados de lagartixas! Conforme Cícero, o projeto foi concebido para ser realizado em etapas e ao longo do tempo ir se adequando a novas realidades, ganhando novos vieses. “Houve o lançamento durante a Mostra de Artesanato e Cultura. Recentemente, a instalação de alguns exemplares da Tixa em tamanho humano pela cidade. Agora estamos trabalhando, em parceria com a Prefeitura, Câmara e amiRCo, na publicação de uma revista na qual a Tixa contará de forma muito criativa a história da cidade. Esta revista deverá ser distribuída gratuitamente a todos os alunos da rede pública de ensino e também a turistas que visitam a cidade. Também estamos projetando a instalação, em pontos turísticos, de placas informativas que divulgarão fatos históricos e curiosos do nosso município e do artesanato”, conta o empresário.

A empresária Luara Ramona ficou muito satisfeita com a criação da Asseturc. “Considero a Tixa como mascote da cidade. Ela gera alegria e curiosidade nas pessoas que passam por aqui. Já vi várias fotos dela nas redes sociais. É uma agregação de valor, que gera propaganda gratuita para nós que temos comércio aqui. Posso dizer que apoio e compartilho a ideia. Através da Tixa e de outras ideias inteligentes, Resende Costa pode crescer mais turisticamente”.

A Asseturc está estudando, também, a criação de um mini curso para ser aplicado ao longo do próximo ano a todos que trabalham diretamente com o turista, para que, com mais qualificação, Resende Costa seja cada vez mais eficiente ao vender nosso artesanato, curiosidades, história, belas naturais etc. “A divulgação é uma necessidade primária de um local turístico. A Tixa tem esta finalidade também. Na era digital, o boca a boca, que é uma ferramenta de divulgação supereficiente, passou a ser feito através de publicações em redes sociais. E quando se viaja, é extremamente comum postar fotos de lugares diferentes e inusitados. E a Tixa tem esse caráter curioso que chama para uma foto. Uma foto postada sempre pede uma localização e outras informações sobre o bichinho e a cidade em que ele está. Esta é a forma mais primária que a Tixa poderá impulsionar o turismo”, acrescenta Cícero.

Para Cícero, a “sacada” da Asseturc foi criar algo diferente do que se vê em outros roteiros turísticos: “Time de futebol tem mascote. Mas qual cidade tem um mascote? Quase nenhuma. Resende Costa tem! E o importante é que esse mascote carregue uma informação que fale por si, que tenha raízes históricas, que gere curiosidades e que essas curiosidades revelem nossa história, belezas naturais, nosso artesanato, enfim, nosso município”.

“Já somos lagartixas há muito tempo (existiu em Resende Costa, no ano de 1884, um jornal manuscrito chamado ‘O Lagartixa’). Esperamos que a Tixa perdure por longos anos, se adequando a realidades que vierem, mas sempre ajudando na preservação e divulgação de nossa cultura, impulsionando nosso turismo, incentivando-nos a fazer a nossa cidade cada vez melhor, mais atrativa, mais bonita”, conclui o empresário e presidente da Asseturc.

Luara elogiou ainda o trabalho da Associação Empresarial: “Acho que a Asseturc está fazendo o que a população resende-costense precisa há muito tempo. É necessário tornar o turismo muito mais presente na nossa cidade. Tiradentes, nossa vizinha, é reconhecida turisticamente por seu patrimônio histórico e cultural, sua gastronomia e pelo artesanato que na maioria das vezes é de Resende Costa. Então por que não trazer isso também para cá? Devido aos nossos artesanatos, milhares de turistas passam por Resende Costa durante todos os anos. Isso gera renda para a cidade, criando também emprego. Mas, agregado a isso, temos também o Mirante das Lajes que tem o pôr do sol mais bonito da região, a casa dos inconfidentes José de Resende Costa pai e filho, casa do padre Toledo, a Igreja Matriz riquíssima em história, onde há um belo museu sacro e tantas outras coisas”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário