A Vivo está morrendo em Resende Costa


Editorial

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Segunda-feira, 2 de maio, 13h:30min. Quando este editorial começou a ser escrito, Resende Costa estava, mais uma vez, sem o sinal da operadora Vivo. Este problema vem se estendendo ao longo de meses, deixando indignados os usuários da Vivo na cidade, conforme mostra uma reportagem desta edição do Jornal das Lajes.

A Vivo é a principal operadora de telefonia móvel em Resende Costa. Por isso, os constantes problemas apresentados pela operadora têm afetado a grande maioria dos usuários de celular no município. Há alguns meses, os celulares Vivo em Resende Costa ficaram sem sinal durante dois dias. A operadora, na ocasião, apresentou justificativas vagas em relação ao problema. De lá para cá, os problemas se tornaram frequentes: o sinal desaparece totalmente durante longos períodos do dia, ou oscila em meio a uma ligação.

Reportagem publicada no domingo, 1º de maio, pelo jornal “O Tempo”, mostrou a preferência de muitos brasileiros pelo celular antigo, aquele que só recebe e faz chamadas, porque garante um sinal melhor. De acordo com a reportagem, 25% dos celulares no país são antigos. Os pequenos municípios, segundo a publicação, lideram a lista dos usuários que não se desfazem de jeito nenhum do velho celular, muito menos cogitam comprar um moderno smartphone. “Segundo analistas, as regiões que concentram o maior percentual de linhas 2G, ou seja, dos celulares antigos, são as de menor renda e pior qualidade no serviço oferecido pelas empresas”, afirma a reportagem.

Ainda de acordo com a reportagem de “O Tempo”, baseando-se em informações da Anatel, “mesmo com a expansão do 3G e do 4G no país, em 2016 cerca de 550 cidades ainda recebem apenas o sinal 2G – praticamente todas no interior do Brasil”. A reportagem conclui que as cidades do interior do Brasil que concentram menor renda são as que possuem maiores dificuldades em relação à qualidade do sinal de celular. Coincidentemente, sinal ruim, ou total ausência dele, tem causado dor de cabeça constante em inúmeros clientes da Vivo em Resende Costa, sobretudo naqueles que ainda não possuem smartphones e utilizam a linha 2G.

Sinal precário, demora na solução dos frequentes problemas e falta de esclarecimentos. O descaso da Vivo com as centenas de clientes que ela possui em Resende Costa (frisa-se: a maioria dos usuários de celular) é motivo justo para todos se sentirem indignados e lesados pela operadora. Espera-se da Vivo, em relação à qualidade dos serviços prestados em Resende Costa, a mesma eficiência que ela possui ao vender seus planos, cobrar as faturas e reajustar os preços (muitas vezes sem aviso prévio).

Autoridades municipais de Resende Costa, prefeito e vereadores, estão cientes do problema e já cobraram da operadora esclarecimentos e solução do mesmo, conforme demonstra a reportagem desta edição do JL. Porém, até agora, tais atitudes não lograram êxito. Reféns de uma situação incômoda e prejudicial, os cidadãos, que pagam por um serviço caro e de péssima qualidade, já não sabem mais a quem recorrer.

 

Usar o telefone celular em Resende Costa não tem sido garantia de comodidade e eficiência. Pelo contrário. Indignação, raiva e prejuízo têm vindo em destaque nas faturas mensais dos usuários da Vivo no município.

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