Abertas as inscrições para o Projeto “Craque de Ouro, do esporte para a vida”


Esporte

Vanuza Resende0

Em meio à paralisação dos campeonatos e a suspensão de diversas atividades esportivas, Resende Costa começa o cadastro para um novo projeto: “Craque de Ouro, do esporte para a vida”. O projeto, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal, pelo Expedicionários e pela Associação dos Moradores e Amigos do Tijuco (AMAT), pretende atender até 200 crianças e adolescentes entre sete e 17 anos, oferecendo atividades esportivas gratuitas.

O idealizador do projeto, o vice-prefeito Lucas Paulo, falou sobre a iniciativa. “Era um desejo antigo, mas para começar precisávamos de um recurso para a compra de materiais e de iniciar as inscrições. Estamos com boas parcerias e, apesar de estarmos parados devido à pandemia, nos bastidores o projeto tem caminhado bem. Teremos dois campos para as atividades: o do bairro Tijuco e o do Expedicionários.” Todo o material esportivo vai ser adquirido através de emenda parlamentar vinda do deputado estadual Gustavo Valadares. “Vamos comprar bolas, coletes, uniformes para que todos possam participar sem gasto algum. Além de equipe com treinador à disposição dos inscritos, queremos também, além das atividades esportivas, fazer com que os participantes tenham uma vivência social com viagens entre os municípios para disputarem campeonatos”, completou Lucas Paulo. 

César Guedes, o Cesinha, presidente da AMAT, é outro apoiador do projeto. Ele também falou sobre as atividades. “O foco é em crianças e adolescentes, pois eles estão na fase de aprendizagem e de desenvolvimento. Além de atividade física, o esporte consegue desenvolver o social, a educação, o psicológico, o comportamento e a disciplina dos envolvidos. O projeto reunirá crianças e adolescentes, criando espaço de bem-estar e prevenindo situações de risco. Além disso, o projeto também vai colaborar com a descoberta de talentos no esporte em nossa cidade”, destaca.

O coordenador do projeto, Paulo Ricardo, fala sobre as pretensões. “Aqueles que se destacarem vamos levar para avaliações em clubes profissionais. Também vamos implantar, juntamente com a Assistência Social, palestras e cursos para os participantes. O projeto vai ser um fortalecedor no município. Estamos apenas aguardando a liberação da Onda Amarela do Minas Consciente para que possamos realizar atividades esportivas de modo seguro.”

Cesinha também destacou a infraestrutura que Resende Costa oferece para sediar o projeto. “Tivemos conversas produtivas e, em uma delas, notamos o potencial do espaço do Campo de Tijuco. Com a ampliação e melhor estruturação do local, poderá ser criado um espaço ainda melhor para o desenvolvimento de atividades físicas e recreativas. Além do ganho social do projeto, também ganharemos um local de bem-estar para o bairro.”

Inicialmente, o projeto contemplará somente o futebol. Questionado sobre a expansão para outras modalidades esportivas, Lucas diz que tem planos futuros para a implementação de outras práticas esportivas. “Queremos iniciar o projeto com o futebol de campo. Mas, depois das crianças já devidamente cadastradas e atuantes, pretendemos estender para outras modalidades.”

As fichas de inscrições já estão com os organizadores. Os interessados já podem se inscrever. Basta ser morador de Resende Costa e ter entre sete e 17 anos.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário