Academias ao ar livre facilitam o acesso da população à prática de atividades físicas


Esporte

Emanuelle Ribeiro0

Moradores do povoado do Cajuru receberam orientações de profissionais da saúde

Para oferecer mais saúde e qualidade de vida por meio da prática orientada de exercícios, a Prefeitura de Resende Costa inaugurou Academias da Saúde na cidade e na zona rural. Sete comunidades rurais foram contempladas: Jacarandira, Cajuru, Ribeirão, Barracão, Curralinho dos Paulas, Taboado e Pinto. Na cidade, é possível ter acesso aos aparelhos próximo ao PSF 01 e no campo Expedicionário. São excelentes oportunidades para quem não queira ou não possa gastar com academias particulares.

Sabe-se que a atividade física regular mantém músculos, ossos e articulações fortes; a produção hormonal e sanguínea normais; as funções imunológicas e intestinais equilibradas e níveis saudáveis de vida ativa. Além disso, contribui para a prevenção de diversas doenças. E nunca é tarde para começar! Ainda mais agora que ficou mais fácil se exercitar e sair do sedentarismo com as academias ao ar livre. Mas é claro que, como ocorre com toda atividade física, antes de começar a utilizar os equipamentos, é importante falar com um profissional de saúde para avaliar se você está apto a realizar esse tipo de exercício.

Aqui algumas dicas para você aproveitar essas academias gratuitas: alimente-se bem antes de qualquer atividade, pois isso é imprescindível para quem busca fazer exercício de maneira saudável e sem riscos; identifique o melhor horário para prática de exercícios; realize alongamentos antes e depois de praticar; aqueça antes para evitar câimbras e dores; use roupas e tênis adequados; caso treine durante o dia, não se esqueça do boné e do protetor solar; realize o movimento no aparelho de forma lenta e progressiva; mantenha a postura recomendada em todos os exercícios; hidrate-se muito bem entre os intervalos das séries; não realize os exercícios se sentir alguma dor, tontura, fadiga ou mal-estar; leia as orientações para utilização de cada aparelho.

Em Resende Costa, ainda é possível contar com atividades orientadas por um educador físico, que pertence ao quadro de funcionários da Prefeitura Municipal. É só procurar o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), para saber os horários das atividades orientadas. Na zona rural, por exemplo, foi desenvolvido o programa ‘Vida Ativa’, uma parceria entre o Internato Rural e o NASF, com o objetivo de levar aos povoados informações necessárias sobre a utilização correta dos aparelhos, alimentação saudável, além da realização de avaliações físicas. O programa, desenvolvido na última semana de fevereiro, proporcionou maior acesso da população à prática de atividades físicas livres e orientadas. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário