Acadêmica do curso de Administração do UNIPTAN estuda Programa de Coleta Seletiva de Resende Costa

Josiane Silva escreveu seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre o projeto desenvolvido desde 2010 no município.


André Eustáquio


fotoA aluna de Administração do UNIPTAN, Josiane Silva, autora do artigo sobre os catadores de materiais recicláveis em Resende Costa (Foto arquivo pessoal)

O Programa de Coleta Seletiva de Resende Costa foi tema de Trabalho de Conclusão de Curso no Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN), em São João del-Rei. O artigo “Fatores Motivacionais que Interferem no Ambiente de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável na Cidade de Resende Costa-MG” é de autoria da resende-costense Josiane Fátima da Silva, que está concluindo o curso de Administração. Josiane foi orientada pela professora de Logística Kelly Aparecida Torres.

Josiane tem 26 anos e trabalha no comércio de Resende Costa, na Loja Popular. Ao JL, ela contou o que a motivou a desenvolver um trabalho acadêmico cujo tema é a Coleta Seletiva. “Iniciei um trabalho no 6º período para a disciplina Gestão Ambiental. Para fazer esse trabalho busquei materiais relacionados à reciclagem. Foi então que, estudando assuntos referentes à coleta seletiva, coincidiu de eu ler uma reportagem do jornal [Jornal das Lajes] que falava sobre a Coleta Seletiva de Resende Costa. A partir desse momento, fui em busca de mais informações sobre o assunto, até que chegou a hora de decidir o tema do meu trabalho de conclusão de curso.

 Marquei um horário com a assistente social da cidade. Assim, pude compreender o que era a coleta seletiva na cidade de Resende Costa. Depois dessa conversa, não tive dúvidas sobre o tema. Eu e minha orientadora Kelly Torres trabalhamos firmes e empolgadas no projeto”, diz Josiane Silva.

O artigo de Josiane possui 21 páginas e foi dividido em três subtítulos (Fatores Motivacionais no Ambiente de Trabalho, Qualidade de Vida no Trabalho e O Trabalhador da Reciclagem: doenças do trabalho) que abordam, através de fundamentada pesquisa teórica, observações in loco e entrevistas com os trabalhadores envolvidos no programa, o dia a dia e as condições de trabalho deles. “O artigo foi desenvolvido com o objetivo de descrever a realidade no ambiente de trabalho dos catadores de material reciclável, identificar as condições de trabalho, estudar as doenças relacionadas ao trabalho e os fatores motivacionais, bem como a qualidade de vida no trabalho”, explica a autora.

A equipe que trabalha na Coleta Seletiva de Resende Costa possui faixa etária entre 27 e 57 anos. Josiane observou as condições de trabalho da equipe e concluiu: “Identifiquei durante as pesquisas as precárias condições de trabalho, a degradação na qualidade de vida dos trabalhadores e a insatisfação deles em um ambiente organizacional. Com isso, posso afirmar que os catadores de material reciclável não apresentam qualidade de vida no trabalho. Através da análise realizada foi possível identificar falta de segurança e instalações inadequadas, como banheiros e refeitórios”.

Os resultados do estudo apontam uma rotina estressante que poderá fazer desencadear diversas doenças nos trabalhadores envolvidos no projeto, como: dor na coluna, enxaqueca, bursite, tendinite e cortes com vidros. Segundo a autora, os trabalhadores entrevistados por ela “sentem-se parcialmente realizados em suas atividades e demonstram-se insatisfeitos no ambiente de trabalho”.

 

Soluções

Após diagnosticar diversos problemas relacionados ao precário ambiente de trabalho dos catadores de material reciclável, Josiane, na conclusão de seu artigo, aponta soluções e cobra do poder público investimentos no projeto: “O Programa de Coleta Seletiva merece um pouco de atenção. Os trabalhadores não possuem um ambiente digno de trabalho.  Espera-se do poder público de Resende Costa incentivo para melhorias no local de trabalho, com o objetivo de oferecer qualidade de vida aos trabalhadores envolvidos no projeto. Os resultados esperados serão maximizados a partir do melhoramento da organização do ambiente de trabalho”.

Josiane fala da sua experiência de ir a campo e observar na prática o que aprendeu nas aulas e nos livros: “A experiência foi única, pois eu nunca tive a oportunidade de conhecer ambientes de trabalho como o da Coleta Seletiva. Ao chegar no primeiro dia para conhecê-los foi uma surpresa. Os trabalhadores relataram sobre o dia a dia no ambiente de trabalho deles, inclusive sem nenhuma segurança. Vou confessar que foi muito envolvente esse estudo”.

A professora Kelly Torres elogiou o trabalho de Josiane Silva e também sugeriu ao município melhorias para o desenvolvimento do Programa de Coleta Seletiva: “Essa pesquisa é importante para o município. Mostra o risco que os trabalhadores da reciclagem correm todos os dias e os mesmos não se mostram motivados em relação à execução de suas atividades. Acredito que os poderes Executivo e Legislativo do município podem levantar ações no intuito de melhorar essa importante atividade profissional. Como sugestão de melhorias, deixo a indicação do Projeto ACAMAR, que é uma associação que separa e comercializa materiais recicláveis há 18 anos em Lavras e, hoje, emprega dezenas de trabalhadores. É uma instituição referência na área e tem servido de exemplo para outros municípios. Resende Costa precisa abraçar e apoiar as ações desenvolvidas nessa área. Sempre acompanhamos nos noticiários o impacto ambiental causado pelo lixo e, quanto mais trabalharmos para que o cidadão esteja conscientizado da importância da separação do lixo, melhor para a qualidade de vida de todos os habitantes do município. Parabéns Josiane pelo excelente trabalho”.

O trabalho de conclusão do curso de Administração motivou Josiane Silva a planejar o futuro após a formatura, que acontecerá no início de 2018. “Pretendo fazer especialização no ano de 2018 em Gestão de Pessoas. O curso de Administração possibilitou um grande crescimento na minha vida pessoal e profissional”, revela Josiane.

 

Contribuição do artigo

Alessandra Guse, assistente social e coordenadora do Programa de Coleta Seletiva, comentou os resultados apontados no artigo da estudante de Administração Josiane Silva: “O diagnóstico da autora vem para sistematizar e confirmar o que antes tratava-se de observações. Essas observações, embora não tenham recebido um formato mais acadêmico como este artigo, foram diversas vezes levadas aos responsáveis pela gestão das políticas sociais do município.  Recentemente, o prefeito Aurélio Suenes nos assegurou que a melhora das condições de trabalho se concretizará a partir do ano de 2018, quando o mesmo deixará de investir recursos públicos na Exposição Agropecuária para colocá-los na construção da Usina de Triagem e Compostagem (UTC).  A construção de uma UTC é a solução mais adequada para a eliminação de diversos problemas identificados pela autora. Contudo, tal construção demanda investimentos financeiros e políticos significativos. Assim como demanda planejamento e legalidade, logo demanda tempo também”.

Segundo a assistente social, o estudo colabora com o programa na medida em que “sinaliza ações urgentes a serem tomadas para que haja um futuro do projeto social que mantém o Programa de Coleta Seletiva. Pois no dia a dia venho percebendo que se estas questões não forem superadas, não haverá quem persista no programa”.

 

O projeto

O Programa de Coleta Seletiva foi criado em Resende Costa em 2010 e desde a sua fundação vem beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social. “A Coleta Seletiva absorve um trabalhador que teve oportunidades muito reduzidas no mercado de trabalho. O principal benefício é a geração de renda imediata sem exigências no currículo. Já vi muitos projetos sociais e admiro diversos deles. A Coleta Seletiva de Resende Costa eu admiro, acredito, me comprometo e me dedico. Lá é lugar para quem não teve lugar e nem vez, para quem quer recomeçar. Lá é lugar para trabalho árduo e sofrido. Lá é lugar de gente. Lá é lugar que merece atenção. Minha participação é só de mediação. Não faço nada sem os trabalhadores que lutam pelo pão. São eles que fazem a coleta acontecer. São eles que querem melhorar e crescer!”, conclui Alessandra Guse.

Comentários

  • Author

    Parabéns jovem Josiane Fátima da Silva, o momento requer nossa reflexão sobre esse assunto/tema. Abraços, Itamar Esteves.


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário