Acordo para a criação do Centro de Estudos sobre a China e os Países de Língua Portuguesa


Cultura

José Venâncio de Resende0

Sala do Senado - Universidade de Coimbra (foto: Marta Costa).

Um Centro de Estudos sobre a China e os Países de Língua Portuguesa – o primeiro centro do gênero que a instituição chinesa abre na Europa. É o que está sendo criado pela Universidade de Coimbra (UC) e a Beijing Foreign Studies University (BFSU). A cerimônia de assinatura do acordo será na próxima quinta-feira (dia 11), na Sala do Senado da UC.

O Centro BFSU-UC irá desenvolver projetos de interesse comum nas áreas de Letras e Direito, no mais importante passo no reforço dos laços entre a tradicional Universidade de Coimbra e a República Popular da China. Fundada em 1941, e apelidada de “berço dos diplomatas nacionais”, a Beijing Foreign Studies University, localizada em Pequim, é uma das universidades de estudos estrangeiros mais antigas e prestigiadas da China.

A criação do Centro BFSU-UC segue-se a outros marcos destinados a reavivar a ligação secular entre a Universidade de Coimbra e a República Popular da China. Isto é visível no reforço das parcerias e eventos entre a UC e instituições acadêmicas chinesas, na crescente presença de estudantes chineses em Coimbra, no aumento da mobilidade de estudantes da UC para instituições chinesas, no desenvolvimento de canais de divulgação da UC em língua chinesa e na criação do Instituto Confúcio (2016), da Academia Sino-Lusófona (2018) e do Centro de Estudos Chineses CASS da UC (2018).

Fonte: Rui Marques Simões, Universidade de Coimbra

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário