Adiado pela pandemia, o Reszendão está de volta, agora em Congonhas

Atualizado em 11/05/2022.


Especiais

José Venâncio de Resende0

A histórica Congonhas será sede do 22º Reszendão.

Inicialmente previsto para 25 e 26 de julho de 2020 e adiado por tempo indeterminado por conta da pandemia, deve mesmo avançar o 22º Encontro Nacional da Família Reszende – mais conhecido por Reszendão. O evento está previsto para acontecer nos dias 16 e 17 de julho no Hotel H2 da cidade mineira de Congonhas. A informação é de Marcelo Fonseca Rezende, membro da Comissão Organizadora do evento. 

A família Resende começou em Minas Gerais, através de dois portugueses, como assinala Antônio Egg Resende, responsável pela divulgação do Reszendão. O primeiro foi o açoriano (da ilha de Santa Maria) João de Rezende Costa, que chegou a Minas por volta de 1720 e se casou, em 03/10/1726, com Helena Maria de Jesus (da ilha do Faial) na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Prados. O casal foi morar na Fazenda Engenho Velho dos Cataguás, em Lagoa Dourada, e dali seus descendentes se espalharam por todo o Brasil. 

O outro português foi  Caetano de Souza Resende, que chegou em meados do século VIII e se casou, em 14/01/1760, com Quitéria Maria da Conceição, na Capela de São Gonçalo do Bação, atual Itabirito, onde fixaram residência. Seus descendentes também se espalharam pelo Brasil, principalmente para a região do Triângulo Mineiro e dali para os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

No dia 16, a partir das 18 horas, haverá coquetel de recepção dos convidados. No segundo dia do encontro (17), estão previstos missa às 10 horas na matriz de Nossa Senhora da Conceição, foto oficial na escadaria da igreja e almoço para os convidados.  

Além de Marcelo Rezende, fazem parte da Comissão Organizadora: Odete da Consolação de Oliveira (coordenadora); Maria da Glória Egg de Resende Marcossi, Alberto Resende (Beto) e Antônio Egg Resende (divulgação).

Uma sugestão de Antônio Egg é que os participantes estendam a estadia, visitando as cidades próximas de Ouro Preto, a antiga capital mineira, e de Mariana. Dessa forma, poderão apreciar “as belezas coloniais de sua edificação, das riquezas minerais e também da nossa variada natureza, em que se pontificam as montanhas, rios e cachoeiras”.

Mais informações sobre inscrição podem ser obtidas com Odete Oliveira pelo telefone (31) 99554-5948. Já as reservas de hospedagem podem ser feitas com Carla pelo telefone (31) 3731-4010.

O Primeiro Encontro Nacional da Família Rezende foi realizado em 1999, na cidade paulista de Taubaté, por iniciativa dos irmãos Suely Aparecida de Rezende Guisnburg, Maria do Carmo Rezende e Marco Afonso de Faria Rezende. A partir do segundo ano, o evento passou a ser denominado Reszendão.

LINK RELACIONADO: 

Pandemia do coronavírus adia 22º Reszendão, previsto para Congonhas (MG) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/pandemia-do-coronavirus-adia-22-reszendao-previsto-para-congonhas-mg/2981

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário