Alunos do curso de Odontologia do UNIPTAN iniciam atendimento clínico gratuito em São João del-Rei


Saúde

José Venâncio de Resende 0

Os alunos do 5º período do curso de Odontologia do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN) iniciaram, neste segundo semestre no Centro de Especialidades Médicas (CEM), o atendimento clínico gratuito à população de São João del-Rei. As atividades clínicas desempenhadas pelos alunos são referentes às disciplinas de Dentística e Cirurgia.

Os procedimentos iniciais oferecidos pelos alunos são a remoção de tecido cariado e tratamentos restauradores e cirurgia. Para isso, são auxiliados pelo coordenador do curso e Odontologia do UNIPTAN, professor Marcel Abrão, e pelos professores Luiz Rogério Valim Costa, Juliana Belo e Gustavo Teixeira.

No 1º semestre de 2019, além dos atendimentos já existentes, os alunos iniciarão as atividades clínicas das disciplinas de Endodontia (tratamento de canal) e Periodontia (limpeza e remoção de tártaro).

Para o professor Marcel Abrão, o curso do UNIPTAN está crescendo rapidamente, o que faz com que a evolução técnica dos alunos seja perceptível a cada semestre. Inserir o alunos do curso de Odontologia em uma prática semelhante a vivida em um consultório odontológico reflete diretamente no empenho e na dedicação que os alunos apresentam em sala de aula.”

Os alunos do 4º período já demonstram maior compreensão sobre a profissão e sobre alguns tratamentos odontológicos, pelo fato de estarem realizando simulações de atendimento nos laboratórios do CEM. Os alunos do 5º período, pelo fato de já terem iniciado os atendimentos aos pacientes, “vivenciam experiências fantásticas ao aplicarem seus conhecimentos teóricos em uma prática clínica”, complementa Abrão.

Ainda segundo o coordenador do curso, estão apenas no começo os benefícios que a população são-joanense recebe com os atendimentos odontológicos oferecidos pelo UNIPTAN em parceria com a Prefeitura. Nosso objetivo é transformar a saúde bucal da população da cidade, promovendo saúde através de conscientização e tratamento.”

Os interessados em atendimento odontológico gratuito no CEM devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e pedir o encaminhamento para o atendimento.

Pedagogia, destaque no ENADE

O Curso de Pedagogia do UNIPTAN recebeu nota 4, numa escala de 1 a 5, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), realizado pelo MEC. O conceito ENADE, obtido a partir dos resultados do Exame aplicado aos estudantes, é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração o corpo docente e a infraestrutura da Instituição.

O Curso de Pedagogia do UNIPTAN superou, assim, a maioria das instituições de ensino superior no Brasil. O UNIPTAN ainda obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), que é um indicador de qualidade das instituições de ensino superior, e também segue uma escala de 1 a 5.

Segundo a Pró-Reitora de Ensino e Graduação do UNIPTAN, Maria Tereza Gomes de Almeida, o UNIPTAN recebe a notícia desta avaliação com muita alegria. “É com grande alegria e orgulho que o UNIPTAN recebeu quase a nota máxima (4) pelo excelente desempenho dos acadêmicos do curso de Pedagogia na última avaliação. Essa chancela do Ministério da Educação só confirma que estamos no caminho certo. Somos a 5ª melhor faculdade de Pedagogia privada de Minas Gerais.”

“Primando por uma educação empreendedora, inovadora e em diálogo com o século XXI, colocamos no mercado de trabalho educadores de excelência prontos a continuar nossa missão: desenvolver e disseminar competências a partir do ensino, pesquisa e extensão que formem profissionais capazes de transformar o Brasil a partir de suas regiões”, acrescentou Almeida.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário