Alunos do ensino fundamental da E. M. Conjurados concluem o PROERD 2018

O programa confirma que, para combater as drogas e a violência, deve-se primeiro investir em educação


Cidades

André Eustáquio0

145 aluno do 5º ano da Escola Conjurados concluiram o PROERD, ministrado pelo Cabo PM Flávio Eduardo (Foto André Eustáquio)

No dia 29 de junho, a Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Conjurados Resende Costa foi palco de um grande evento. Comunidade escolar, autoridades municipais e da Polícia Militar (PM), convidados e familiares dos alunos do 5º ano da Escola Conjurados participaram das solenidades de formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). A formatura consistiu também na 10ª e última aula do programa, que durou cerca de três meses. Ao todo, 145 alunos, entre 9 e 12 anos, do Ensino Fundamental, concluíram o PROERD 2018, modalidade “Caindo na Real”.

O comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar, com sede em São João del-Rei, tenente-coronel Nelson Alexandre da Rocha Queiroz, participou da formatura ao lado de oficiais e policiais da PM e do comandante do 3º Pelotão PM de Resende Costa, tenente Jackson Batista Neres. “O PROERD tem sido uma das principais estratégias da Polícia Militar de Minas Gerais na prevenção ao uso e abuso de drogas, assim como na prevenção à violência infanto-juvenil. Em nosso Estado, o programa é uma iniciativa da Polícia Militar, sendo desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino. Consiste no deslocamento de um policial militar às escolas, em encontros semanais ao longo de um semestre letivo, aplicando lições educativas às crianças do Ensino Fundamental”, explicou, em nota lida durante a formatura, o comandante do 38º BPM, tenente-coronel Queiroz.

O carismático cabo PM Flávio Eduardo, lotado em Tiradentes, foi o instrutor do PROERD em Resende Costa. Ele falou ao JL sobre a importância do projeto: “Infelizmente, as drogas e a violência estão presentes em todos os lugares. O PROERD tenta apresentar valores e mostrar para as crianças que é possível trilhar um caminho diferente do das drogas e da violência.” Visivelmente emocionado com as homenagens feitas a ele durante a solenidade, cabo Flávio destacou o carinho que recebeu dos alunos, que já o veem como um amigo: “Eu me surpreendi muito com Resende Costa, que há quatro ou cinco anos não desenvolvia o projeto. Tive uma recepção calorosa e muito carinhosa dos alunos e de toda a escola.”

A diretora da Escola Municipal Conjurados, Rosenéia Aparecida da Silva Daher Resende, elogiou o trabalho desenvolvido pelo cabo Flávio Eduardo. “O cabo Flávio conquistou as crianças através de aulas interativas e dinâmicas.” Rose Daher frisou a importância do PROERD: “O projeto é muito interessante, pois ajuda as crianças a ficarem longe das drogas e da violência. No mundo em que vivemos, as crianças estão vulneráveis a essa situação.”  

 

Condições de dizer não às drogas

O PROERD foi criado em Minas Gerais em 1999 e implantado no mesmo ano pelo 38º BPM. A nota do comando da PM, assinada pelo tenente-coronel Queiroz, enfatiza o mal que as drogas representam na sociedade contemporânea e destaca a relevância do Programa enquanto meio para “reforçar nas crianças uma personalidade segura e de elevada autoestima. Assim, no futuro, estarão mais bem preparadas para saberem lidar com as tensões cotidianas, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorarem o espírito de cidadania que deve ser inerente a todo cidadão.”

No final da formatura, os alunos prestaram o solene juramento, assumindo o compromisso de ficar longe das drogas e da violência. A aluna Luara Gabriela dos Santos leu a redação produzida para o PROERD, na qual se destaca a importância do projeto. “Afirmo a todos os alunos que cada lição foi preparada com especial carinho, pensando em todo o futuro que vocês terão pela frente. Desejo que levem os ensinamentos que receberam guardados em suas mentes e corações, para que sejam lembrados diante das situações mais necessárias, em que deverão ter condições para dizer não às drogas e à violência. Multipliquem o que lhes foi ensinado e, o juramento que hoje prestaram, deve servir de força para continuarem longe das drogas, contra a violência e contra todo o mal que atrapalha a nossa vida em sociedade”, concluiu o comandante Queiroz, do 38º BPM.

Através da parceria família, escola e polícia, o PROERD visa transmitir às crianças valores éticos, morais e sociais. O programa confirma que, para se construir uma sociedade livre das drogas e da violência, é necessário investir em educação. A vibração das crianças durante a formatura e os brados proferidos por elas contra as drogas sinalizam que boas sementes foram plantadas em solo fértil.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário