amiRCo elege nova diretoria para o biênio 2020-2022

A historiadora Taína Resende assume a presidência da associação, sucedendo o professor e músico Edésio de Lara Melo


André Eustáquio


Membros da nova diretoria da amiRCo. Da esq. para dir. Eustáquio Peluzi, Taína Resende, Edésio Lara e Ana Luíza (Foto André Eustáquio)

Na tarde do último dia 21 de julho, a amiRCo (Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa) elegeu sua nova diretoria, que cumprirá mandato de dois anos. A historiadora Taína Resende foi eleita presidente, sucedendo o professor e músico Edésio de Lara Melo, que dirigiu a associação durante dois mandatos consecutivos entre 2016 e 2020. Eustáquio Peluzi Chaves (vice-presidente), Ana Luíza Coelho Andrade (secretária) e Edésio de Lara Melo (tesoureiro) completam a nova diretoria.

Taína Resende, 28, é a primeira mulher a presidir a amiRCo, fundada em maio de 2004. “Enquanto cidadã, sempre admirei as ações propostas pela amiRCo em Resende Costa. Considero tudo o que foi desenvolvido ao longo dos anos por todos aqueles que já se dispuseram, de alguma forma, a doar tempo e energia em prol de projetos de valorização da memória e da cultura, que são ações fundamentais para a cidade”, declarou a historiadora. “Pretendo, no que for possível, perpetuar o trabalho que já vem sendo executado por todos os que passaram pela amiRCo, além de continuar a busca por conhecimento e proporcionar visibilidade aos projetos que foram desenvolvidos e aos que ainda serão implementados pela associação”, acrescenta Taína.

A nova presidente da amiRCo fala também dos desafios de estar à frente de uma associação cultural em um momento em que a cultura no Brasil vem perdendo cada vez mais espaço e protagonismo. “Enxergo a atual posição como um desafio, pois vivemos tempos em que a cultura e a memória perderam espaço e passaram a ser vistas por muitos como acessórias e não como fundamentais. Preocupo-me em ver como retrocedemos nesse sentido. No entanto, espero podermos resgatar o interesse e a consciência da sociedade para a necessidade que temos de sermos ‘alimentados’ também pela música, pela arte, pela leitura... A atual pandemia nos tem mostrado claramente o quanto dependemos de tudo isso”, reforça Taína Resende.

 

Ações

A amiRCo foi criada em 2004 com o propósito de resgatar, incentivar e divulgar a cultura, em suas diversas manifestações, no município de Resende Costa. Desde então, a associação vem participando ativamente, enquanto promotora e/ou apoiadora, de inúmeros eventos e projetos culturais desenvolvidos no município. Contudo, a iniciativa que deu maior visibilidade à amiRCo foi o projeto editorial Coleção Lageana, iniciado em 2009 com o patrocínio integral da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, através do Fundo Estadual de Cultura (FEC). Ao todo, foram aprovados junto ao FEC quatro projetos (2009, 2011, 2012 e 2013) que resultaram na publicação de 12 livros de interesse regional de autoria de escritores resende-costenses.

Edésio de Lara Melo, que deixa a presidência da amiRCo após cumprir dois mandatos, fala de ações desenvolvidas pela associação ao longo de 16 anos: “A Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa nasceu em maio de 2004 e, desde a sua fundação, de forma ininterrupta, vem procurando desenvolver trabalhos relacionados à cultura e à arte em nossa cidade. Foram lançamentos de livros, realização de festival e concursos de música, além de apoio e participação na Mostra de Artesanato e Cultura. Participamos também de diversas comissões organizadoras do Carnaval. E, desde o início, a amiRco sempre esteve representada no Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura”. O ex-presidente destaca ainda as principais realizações da amiRCo nos últimos quatro anos em que ele dirigiu a instituição: “Encaminhamos e aprovamos projeto junto à prefeitura municipal para levantar recursos necessários para a publicação do livro ‘De Minas para a Corte, da Corte para Minas: movimentações familiares e trocas mercantis (1790-1880) ’, de Paula Chaves Teixeira Pinto; promovemos o relançamento do livro ‘Memória histórica sobre os diamantes. (Resende Costa: Amirco, 2017) ’, escrito e publicado originalmente em 1836 pelo inconfidente José de Rezende Costa, o filho”.

Em 2018, a amiRCo promoveu o lançamento em Resende Costa do livro “Vozes Transcendentes: novos gêneros na música brasileira”, da historiadora e escritora resende-costense Larissa Ibúmi Moreira, e, em 2019, apoiou o lançamento de “Resende Costa: a Flor das Vertentes”, de autoria de Stela Vale Lara e Alair Coêlho de Resende.

Em março de 2020, a amiRCo participou da organização do lançamento do livro do jornalista e escritor José Venâncio de Resende, um dos últimos eventos ocorridos em Resende Costa antes da pandemia do novo coronavírus.  A solenidade de lançamento de “Cidades e Resendes: uma viagem por Portugal continental, Arquipélago de Açores, Minas Gerais e Cabo Verde”, publicado pela editora portuguesa Chiado Books, aconteceu na Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto.

Além de atuar no ramo editorial, publicando e apoiando a divulgação de obras e autores importantes tanto para Resende Costa quanto para a região do Campo das Vertentes, a amiRCo vem participando ativamente de inúmeros projetos de grande relevância para a cultura resende-costense. Destaca-se, entre eles, a criação da revista da Tixa, a mascote oficial da cidade.

O projeto editorial da revista se consolidou através da parceria entre a amiRCo e a ASSETURC (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa). “O lançamento da revista da Tixa aconteceu no Teatro Municipal no dia 8 de dezembro de 2017. Após o lançamento oficial, visitamos todas as escolas do município, incluindo, evidentemente, as comunidades rurais. Na ocasião, além de levar a revista da Tixa, distribuímos também livros da Coleção Lageana aos alunos e bibliotecas das escolas do nosso município”, disse Edésio Lara, que destaca também o apoio da amiRCo ao lançamento do selo oficial dos Correios, alusivo ao centenário de fundação da Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto, em 2018.

 

Clube de Leitura

Recentemente, uma ideia que vinha sendo discutida entre alguns amircos começou a ganhar forma. Trata-se da criação do Clube de Leitura, patrocinado pela amiRCo. Devido às dificuldades de promover encontros presenciais durante o período da pandemia de Covid-19, as conversas iniciais entre os primeiros participantes do clube estão acontecendo em um grupo no WhatsApp. De acordo com Edésio Lara, criador do Clube de Leitura e mediador do grupo no aplicativo de conversas, assim que os encontros presenciais se tornarem possíveis, o clube irá promover encontros com os leitores, palestras com escritores, além de eventos específicos destinados a quem gosta de ler e tem os livros como parceiros. “Demos início ao funcionamento do Clube de Leitura. Podem participar todas as pessoas que gostam de ler ou que estão começando a criar o bom hábito da leitura. Para participar não é necessário pagar nada; basta a pessoa entrar em contato conosco e começar a interagir em nossos bate-papos”, conclui Edésio.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário