amiRCo lança em Resende Costa “Memória histórica sobre os Diamantes”

O livro, escrito e publicado originalmente em 1836 pelo inconfidente José de Rezende Costa, é a 11ª publicação da Coleção Lageana


Cultura

André Eustáquio e Emanuelle Ribeiro0

amiRCo lança 11º volume da Coleção Lageana (Foto Renato Ruas)

No dia 29 de outubro, data comemorativa ao Dia Nacional do Livro, a amiRCo (Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa) lançou o 11º volume da Coleção Lageana, em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional e patrocínio do Fundo Estadual de Cultura (FEC): “Memória histórica sobre os Diamantes”, escrito pelo inconfidente José de Rezende Costa, o filho. A cerimônia aconteceu no Espaço C&M e contou com a presença de autoridades municipais, membros da associação, visitantes de outras cidades, representantes de instituições de Resende Costa e demais pessoas que foram prestigiar o novo lançamento da amiRCo.  

O presidente da amiRCo, Edésio de Lara Melo, falou sobre a associação, destacando os projetos já desenvolvidos e os que virão: “Temos que exaltar a figura do Rosalvo Pinto, responsável pela organização do livro. Sem ele, a amiRCo não estaria nesse patamar. A ele, nossa homenagem e sincera gratidão. Já a partir de amanhã começaremos um novo trabalho, buscando parcerias para novas produções da Coleção”. Edésio falou também sobre a importância das parcerias que a amiRCo vem desenvolvendo: “Sem as parcerias, a amiRCo não sobrevive. Nós não somos uma instituição fechada, portanto, quem desejar participar será muito bem vindo”.

A amiRCo preparou uma série de atividades para a noite de lançamento: declamação do poema “Canção do Exílio” – releitura de Gonçalves Dias feita pelo escritor resende-costense Evaldo Balbino – por Raquel Miriã e Samantha Magalhães; apresentação do novo site da Associação, desenvolvido por Rafael Alves; entrega de livros às alunas da Escola Municipal Conjurados Resende Costa, Maiara Maia e Maria Júlia;  apresentação histórica sobre a Inconfidência Mineira e o envolvimento de José de Rezende Costa, pai e filho, no movimento – feita pela professora de História Flávia Cristina; show com JP Miranda e coquetel.

 

O autor e a obra

José de Rezende Costa, o filho, foi o mais jovem dos inconfidentes, ingressando no movimento com 27 anos. Após cumprir pena de dez anos de degredo em Cabo Verde, Rezende Costa regressa ao Brasil em 1809 e ocupa importantes cargos públicos no governo imperial, entre eles o de Administrador da Fábrica de Lapidação de Diamantes e Contador Geral do Erário. Recebeu diversas comendas e condecorações, entre elas a Comenda da Ordem de Cristo. Consta ter sido um dos mais importantes representantes de Minas Gerais como deputado à Constituinte do novo império e, posteriormente, deputado por Minas Gerais. Em 1836 escreveu seu livro sobre os Diamantes.

O autor aborda em sua obra o descobrimento do diamante no Brasil, os contratos e administração a cargo da Real Fazenda, o modo de avaliar, o estabelecimento da fábrica de lapidação e, por fim, a extinção e o estado presente (até 1836) do diamante em terras brasileiras. “É provável que tenha sido o primeiro resende-costense a escrever e publicar um livro”, declarou Rosalvo Gonçalves Pinto, diretor da Coleção Lageana e responsável pela organização e reedição da obra. “Seu livro de 1836 ressurgiu nesta noite. Ele merece”, completou Rosalvo.

A reedição de “Memória histórica sobre os Diamantes” contém o texto original e, em fac-símile, o texto adaptado aos padrões do português atual, por Rosalvo Pinto, que destacou a parceria entre a amiRCo e a Fundação Biblioteca Nacional: “Tivemos a sorte de editar o livro com a parceria da Biblioteca Nacional. A Fundação é a única no Brasil que tem esta preciosidade no seu acervo de obras raras, aliás, dispõe de duas edições, sendo a 2ª. utilizada pela amiRCo. É um trabalho de resgate da nossa história, que não poderíamos deixar se perder ao longo dos anos”.

 

Coleção Lageana

Criada pela amiRCo, a Coleção Lageana é um programa editorial das áreas de recuperação de acervos históricos e de desenvolvimento de pesquisas histórico-culturais referentes a Resende Costa, região do Campo das Vertentes de Minas Gerais. Integrada por obras literárias e não literárias, a coleção se destina àqueles que se interessam pelo estudo e pela divulgação da história e da cultura do antigo Arraial da Lage, da região e do estado.

A amiRCo já lançou 12 livros, sendo 11 pela Coleção Lageana: “Livro de Pallidas Reminiscencias da antiga Lage - hoje Villa de Rezende Costa” (José Augusto de Rezende); “Um olhar sobre Resende Costa: coletânea de textos do Jornal das Lajes” (vários autores); “Móbiles de areia” (Evaldo Balbino); “O Embuçado: agente da conjuração mineira” (Alair Coêlho de Resende); “Os inconfidentes José de Rezende Costa (pai e filho) e o Arraial da Lage” (Rosalvo Gonçalves Pinto); Memórias do antigo Arraial de Nossa Senhora da Penha da Lage - desde os proêmios de sua existência até os dias presentes” (José Maria da Conceição Chaves); “Coalhadas e rapaduras: estratégias de inserção social de músicos negros em São João del-Rei - século XIX” (Eduardo Lara Coelho); “Portas que viram janelas” (Mário Márcio de Quadros); “Retratos da Centenária Resende Costa” (vários autores); “A política em municípios dos Campos das Vertentes” (José Venâncio de Resende) e “Memória histórica sobre os Diamantes” (José de Rezende Costa). Além disso, a amiRCo é responsável pela edição do livro “A Hidra de Sete Bocas - Sesmeiros e posseiros em conflito no povoamento das Minas Gerais (1750 – 1822)”, de Francisco Eduardo Pinto. Este último feito em parceria com a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

 

“Memória histórica sobre os Diamantes” pode ser adquirido no site da amiRCo: www.amirco.org.br

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário