ANÁLISE: Agronegócio na microrregião dos Campos das Vertentes


Economia

José Venâncio de Resende0

Leite, importante atividade da região. Foto Emanuelle Ribeiro.

Milho, cana e soja são os principais produtos agrícolas da microrregião dos Campos das Vertentes, com sede em São João del-Rei, cujo volume total (inclui outros produtos) somou 387,8 mil toneladas em 2015, de acordo com dados municipais divulgados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A microrregião é também produtora destacada de leite (219 milhões de litros em 2015) e de ovos (782 mil dúzias). As informações, consolidadas pelo JL, referem-se aos 17 municípios filiados à Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (AMVER).

São produtos que se integram perfeitamente. Milho, cana e soja são utilizados na alimentação principalmente do gado leiteiro e das aves. É importante ressaltar que a agropecuária tem papel dinâmico e agregador na economia da região, assim como na do Brasil, porque multiplica os negócios e gera renda e empregos.

A agropecuária está acoplada aos setores industrial, de serviços e comercial, formando o chamado agronegócio. Destacam-se indústrias de equipamentos e máquinas agrícolas, rações, adubos, defensivos, vacinas e de alimentos, entre outras. Na área de serviços, são importantes os segmentos de transporte, financeiro e de consultorias, entre outros. O comércio tanto atacadista quanto varejista abrange os setores industriais citados acima (supermercados, concessionárias de veículos, lojas de insumos agrícolas etc.).

O agronegócio brasileiro é um dos mais eficientes do mundo, graças ao empreendedorismo de seus agricultores e à adoção de novas tecnologias, fruto de investimentos em pesquisa científica e tecnológica.

Outros destaques regionais

O rebanho bovino da microrregião dos Campos das Vertentes é estimado pelo IBGE (números de 2015) em 251,55 mil cabeças. Já o plantel de aves soma 253,25 mil cabeças. A quantidade de suínos está em torno de 37,56 mil cabeças, enquanto a de equinos é de 9,74 mil cabeças.

O milho é o principal produto regional, com volume colhido de 175,9 mil toneladas. Na segunda posição, aparece a cana-de-açúcar, com 86,23 mil toneladas. A soja está em terceiro lugar, com 36,4 mil toneladas. Destacam-se ainda o feijão (23,6 mil toneladas) e o trigo (23,4 mil toneladas).

Mais detalhes podem ser encontrados no site do Jornal das Lajes:

-Produção agrícola da microrregião das Vertentes atinge 387,8 mil toneladas ( https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/producao-agricola-da-microrregiao-das-vertentes-atinge-3878-mil-toneladas/2084) e 

-Produção de leite é de 219 milhões de litros na microrregião das Vertentes com sede em SJDR ( https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/producao-de-leite-e-de-219-milhoes-de-litros-na-microrregiao-das-vertentes-com-sede-em-sjdr/2104)

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário