APAE de Resende Costa promove atividades

Objetivo foi promover debates e inserir a sociedade na reflexão sobre o dever da igualdade para inclusão


Cidades

Vanuza Resende0

Alunos, funcionáriosda instituiçao e o cantor Luís Paulo

Construindo debates, reflexões e a expansão da educação em prol da presença da pessoa com deficiência na sociedade. Todos os anos é realizada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla das APAEs. Em 2018, o tema escolhido foi: Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.

Entres os dias 21 a 28 de agosto, foram realizadas diversas atividades nas APAEs do Brasil. O presidente da APAE de Resende Costa, Antônio Resende, falou sobre a programação realizada com os alunos: “A APAE de Resende Costa procurou oferecer atividades diversificadas acerca da temática em questão, promovendo uma semana interativa entre a comunidade resende-costense, usuários e familiares da instituição.”

A cerimônia de abertura foi marcada pela interação entre um grupo da terceira idade e os alunos da instituição. Para estimular a reflexão sobre acessibilidade, os usuários da APAE visitaram órgãos públicos do município. O setor clínico da instituição desenvolveu atividades com o tema “Convivendo e aprendendo com as diferentes formas de manifestação humana”, através da sala sensorial e roda de conversa.

A semana contou ainda com mostra de talentos, com a participação de bailarinos são-joanenses, interação com os alunos da Escola Municipal Conjurados Resende Costa e Escola Estadual Assis Resende. Para finalizar a semana, o cantor resende-costense Luís Paulo fez um show dedicado aos alunos da APAE.

Antônio falou sobre a importância da promoção dos eventos: “Mais uma vez, mostrou-se de suma importância para a expansão da conscientização da inclusão no município de Resende Costa, promovendo a sensibilização da comunidade e a relação dialética com a causa apaeana.” O presidente acrescentou que oportunidades como essa “são fundamentais para o desenvolvimento pleno das potencialidades da pessoa com deficiência, visando ao exercício consciente da cidadania e da inclusão. Por isso, a APAE agradece a todos que contribuíram para que a nossa semana acontecesse de maneira produtiva e agradável”, concluiu Antônio Resende.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário