Aposentado de 63 anos pedala mais de 500 quilômetros entre Mogi das Cruzes e Resende Costa


Esporte

Vanuza Resende0

Heitor Santos no trevo de Resende Costa após pedalar mais de 500 km (Foto arquivo particular)

Um percurso de 539 quilômetros, uma bicicleta e disposição de fazer inveja. Isso pode resumir a aventura do motorista aposentado Heitor Santos, de 63 anos. No dia 1º de abril, Santos partiu com sua bike de Mogi das Cruzes, interior do estado de São Paulo, enfrentou movimentadas rodovias e chegou a Resende Costa no dia 6, à tarde.

Essa não foi, porém, a primeira aventura de Santos. Em fevereiro deste ano, ele participou do “Desafio AppStrava”. Na oportunidade, Santos pedalou em 20 dias cerca de mil e duzentos quilômetros. No desafio, os destinos e o percurso são variados e o ciclista chegou a pedalar 132 quilômetros em um só dia.  Os familiares dele ficaram sabendo do desafio e brincaram: “Desse jeito, o senhor vai chegar aqui em Resende Costa.” Seu Heitor conta que levou a ideia a sério.

Heitor Santos disse que ninguém sabia de seus planos de pedalar entre Mogi das Cruzes e Resende Costa. “Não quis contar, temendo que os filhos fossem contra. Porém, eles foram os que mais me apoiaram. Outras pessoas quase me desmotivaram, quase me fizeram desistir. Mas, no final, eu fiz muitas amizades por onde passei. Amizades que acompanharam a minha aventura, curtiram, comentaram e rezaram por mim”, diz.  A viagem de Santos durou cinco dias. “A cicloviagem teve 539 quilômetros.  Foram 37 horas e 10 minutos pedalando. O principal desafio foi pedalar na MG 265, do trevo de Madre de Deus de Minas a São João del-Rei. Não existe acostamento, a estrada tem muito mato e buracos durante a maior parte do percurso”, relata.

Ao ser questionado sobre o motivo da aventura, a resposta é simples: “Meu amor e carinho por esta cidade, que muito amavelmente me acolhe há uns 38 anos.” Seu Heitor disse que não pretende fazer outras viagens no momento e deixa um conselho às pessoas que pensam em fazer uma viagem sobre duas rodas. “Com essa experiência, eu aconselho que ninguém inicie uma cicloviagem ou qualquer outra aventura sem planejamento de rotas. Existem possibilidades de acidentes, problemas com a bicicleta e outros impasses que podem surgir. Além disso, se quiser fazer, vá com pelo menos um acompanhante. Eu fiz toda a viagem sozinho, por falta de companheiros. Mas aconselho a ir com pelo menos um ciclista de companhia”, conclui o ciclista.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário