Arte, fé e tradição, em dois livros ilustrados sobre a Semana Santa em São João del-Rei


Cultura

José Venâncio de Resende0

Fotos do projeto "Quaresma e Semana Santa em SJDR".

Os fotógrafos Adrianna Neves, Júnior Viegas e Olívia Lombardi trabalharam durante quatro anos registrando as cerimônias da Semana Santa em São João del-Rei, que resultaram no banco de imagens com cerca de cinco mil fotos documentais e autorais. O resultado foi a publicação do livro de arte “Passio Domini” (Paixão do Senhor), com cerca de 80 fotos autorais, e a exposição de fotos selecionadas do banco de imagens no Centro Cultural da UFSJ, que vai até 8 de abril.

O livro e a exposição são frutos do projeto “Quaresma e Semana Santa em São João del-Rei”, que inclui ainda a terceira reedição do livro “Piedosas e Solenes Tradições de Nossa Terra”, criado no início da década de 1980 pelo Monsenhor Paiva para se acompanhar as celebrações da Catedral do Pilar. O projeto é uma realização do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei e conta com o patrocínio do Sesi, por iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O projeto surgiu de um convite do pároco da Catedral, padre Geraldo Magela, para atualizar o registro das cerimônias da Paróquia da Catedral do Pilar, explicam Júnior Viegas e Olívia que são os coordenadores do projeto. “Nesse trabalho fazíamos tanto o registro dos momentos principais, quanto buscávamos novos ângulos sobre as cerimônias (bastidores, detalhes etc.) que acontecem há mais de dois séculos.”

Do riquíssimo banco de imagens com aproximadamente cinco mil fotos, escolhemos as fotos mais autorais para o livro “Passio Domini”, conta Olívia. “Como nós fotografamos quatro anos, fomos aprimorando este olhar sobre as cerimônias.” O livro retrata a beleza das celebrações, com seus matizes de arte e cultura. A edição tem acabamento de luxo, em capa dura de tecido e papel importado. A edição fotográfica contou com a experiência dos premiados fotógrafos Kátia Lombardi e Pedro Mota. “Buscamos um trabalho mais aproximado da arte, do conceitual, de um novo olhar sobre antigas tradições”, define Júnior Viegas.

Piedosas e Solenes…

A nova edição do livro “Piedosas e Solenes Tradições de Nossa Terra” foi idealizada por Olívia Lombardi, que também é designer gráfica, a partir do que ela percebia na cobertura das Semanas Santas. “Eu observava que a edição anterior era toda condensada num livro extenso e que alguns fieis costumavam fracioná-lo em livros menores para facilitar o manuseio.”

Daí a ideia de uma edição mais moderna e prática, dividindo o conteúdo em quatro volumes disponibilizados em um box, explica Olívia. Esta é a terceira edição, toda revisada e ampliada, com cerimônias que não constavam das anteriores. “Um trabalho árduo porque houve uma revisão dos cantos gregorianos, da parte litúrgica (pelo Padre Geraldo), do latim e do português. A apresentação de cada cerimônia foi um trabalho de pesquisa do Mauro Lovatto e o texto do José Antônio Oliveira.”

Trata-se de um guia para as celebrações da Quaresma e da Semana Santa, acrescenta Júnior Viegas. O livro contém cerimônias como Via Sacra, Missa do Crisma, Missa da Ceia e Ofícios de Trevas, entre outras.

Na internet

Outro resultado do projeto foi um site com textos informativos e imagens sobre as cerimônias em São João del-Rei e programação anual da Quaresma e da Semana Santa. O endereço é www.semanasantasjdr.com.br.

Os livros estão à venda na Paróquia do Pilar, na loja A Colegial, no Museu de Arte Sacra e na exposição no Centro Cultural da UFSJ (até 8 de abril). Os valores são de R$ 80,00 para o livro “Piedosas e Solenes…” e de R$ 90,00 para o livro “Passio Domini”. A receita das vendas será destinada à Paróquia do Pilar.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário