Asfaltamento da rodovia Resende Costa-São Tiago, sem projeto de engenharia finalizado, vai demorar a ser executado


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fotoAbandonada e pichada, a base para a placa de inauguração da estrada é o vestígio do que antes foi uma promessa
No dia 14 de junho, o Governo do Estado anunciou um novo programa de infraestrutura viária, autorizando a Secretaria de Estado de Transportes de Obras Públicas (Setop) a iniciar obras em 21 trechos de estradas. Entre elas não está a tão esperada obra de pavimentação do trecho entre Resende Costa e São Tiago, a LMG-839, cujo projeto de engenharia foi licitado e homologado há quase um ano. Para a região, foi autorizada a licitação da obra de duplicação do trecho da MG-383 entre a BR-040 e a cidade de São Brás do Suaçuí.
 
Segundo a Setop, outros 39 trechos ainda estão em fase de projetos de engenharia e ela contratou a elaboração de projetos de engenharia de 40 trechos, abrindo o processo de licitação para contratar projetos para outras 122 estradas. “Uma estrada, para começar, precisa de planejamento e projeto. Hoje, já temos 21 estradas com projetos prontos e acabados. Então, estamos em condições de licitar essas estradas para que elas possam ainda este ano iniciar obras. Tem um conjunto de situações em que precisamos concluir projetos que estão iniciados, e algumas outras obras que o projeto precisa ainda ser iniciado”, explicou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, durante o lançamento do novo programa, Caminhos de Minas, que é uma continuidade do “Proacesso”.
 
 
Asfaltamento ainda está em fase de projeto
 
O projeto de asfaltamento da rodovia Resende Costa-São Tiago já havia sido contemplado pelo programa Proacesso ano passado e está entre as várias obras que ainda estão em fase de planejamento. O processo de licitação do projeto de engenharia, que envolve a melhoria e pavimentação dos trechos Resende-Costa-São Tiago (37km), São Tiago-Bom Sucesso (45km) e Mercês de Água Limpa-Nazareno (24km), foi homologado pelo DER-MG, em 31 de julho de 2009, no valor de R$ 3.029.878,92.
 
De acordo com a empresa de engenharia contratada, a Enecon S. A., o projeto está sendo executado dentro do cronograma estabelecido e os trabalhos de campo já foram realizados, entretanto a sua finalização depende das orientações e recursos do DER-MG, que é vinculado à Setop. A Setop, por meio de sua assessoria, informou ao Jornal das Lajes que não há previsão para o término do projeto que passou a integrar o novo programa Caminhos de Minas.
 
 
Fase de obras também dependerá de recursos
 
Depois dessa fase de engenharia, o andamento do projeto terá de esperar o governo liberar os recursos para a licitação da obra. Esses recursos, ainda segundo a Setop, serão do programa Caminhos de Minas que buscará apoio junto a instituições financeiras internacionais e, por isso, também não há previsão para o início do asfaltamento.
 
As especulações e uso de informações sobre a execução de obras são acentuadas em períodos eleitorais e isso deve demandar atenção por parte dos cidadãos. A obra de asfaltamento do trecho entre Resende Costa e São Tiago certamente não ficará de fora dos rumores. O anúncio feito pelo governador Anastasia em junho, no entanto, não vai mudar a situação da estrada estadual: o início da obra de sua pavimentação continuará no âmbito dos discursos e os seus usuários ainda terão de esperar meses ou anos para vê-la asfaltada e ficarem livres da poeira e dos buracos.