Asfaltamento da rodovia Resende Costa–São Tiago ainda não tem projeto de engenharia finalizado e vai demorar a ser executado


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Por Elaine Martins – da redação
 

No dia 14 de junho, o governador Antônio Anastasia (PSDB) anunciou um novo programa de infraestrutura viária, autorizando a Secretaria de Estado de Transportes de Obras Públicas (Setop) a iniciar obras em 21 trechos de estradas, mas entre elas não está a tão esperada obra de pavimentação do trecho entre Resende Costa e São Tiago, a LMG-839, cujo projeto de engenharia foi licitado e homologado há quase um ano. Para a região, foi autorizada a licitação da duplicação do trecho da MG-383 entre a BR-040 e a cidade de São Brás do Suaçuí e a obra deverá ser iniciada até o fim do ano.

Segundo a Setop, outros 39 trechos ainda estão em fase de projetos de engenharia e ela contratou a elaboração de projetos de engenharia de 40 trechos,  abrindo o processo de licitação para contratar projetos para outras 122 estradas. “Uma estrada, para começar, precisa de planejamento e projeto. Hoje, já temos 21 estradas com projetos prontos e acabados. Então, estamos em condições de licitar essas estradas para que elas possam ainda este ano iniciar obras. Tem um conjunto de situações em que precisamos concluir projetos que estão iniciados, e algumas outras obras que o projeto precisa ainda ser iniciado”, explicou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, durante o lançamento do novo programa, Caminhos de Minas, que é uma continuidade do “Proacesso”.

Ainda em fase de projeto

O projeto de asfaltamento da rodovia Resende Costa-São Tiago já havia sido contemplado pelo programa Proacesso e está entre as várias obras que ainda estão em fase de planejamento. O processo de licitação do projeto de engenharia, que envolve a melhoria e pavimentação dos trechos Resende-Costa-São Tiago (37km), São Tiago-Bom Sucesso (45km) e Mercês de Água Limpa-Nazareno (24km), foi homologado pelo DER-MG, em 31 de julho de 2009, no valor de R$ 3.029.878,92.

De acordo com a empresa de engenharia contratada, a Enecon S. A., o projeto está sendo executado dentro do cronograma estabelecido e os trabalhos de campo já foram realizados, entretanto a sua finalização depende das orientações do DER-MG, que é vinculado à Setop. A Setop informou ao Jornal das Lajes, por meio de sua assessoria, que não há previsão para o término do projeto de engenharia da LMG-839, que passou a ser vinculado ao novo programa Caminhos de Minas.

Fase de obras também dependerá de recursos

Os usuários da LMG-839 ainda terão de esperar muito tempo, meses ou anos, para o início das obras, já que o planejamento da pavimentação ainda não está nem finalizado, conforme informado pela Setop. Depois dessa fase de engenharia, o projeto também terá de esperar o governo liberar os recursos para a licitação da obra. Ainda segundo a Setop, esses recursos serão do programa Caminhos de Minas, que buscará apoio junto a instituições financeiras internacionais e, por isso, ainda não há previsão para a execução do asfaltamento.

As especulações e uso de informações sobre a execução de obras são acentuadas em períodos eleitorais e isso deve demandar atenção por parte dos cidadãos. A obra de asfaltamento do trecho entre Resende Costa e São Tiago certamente não ficará de fora dos rumores. O anúncio feito pelo governador Anastasia essa semana, no entanto, não vai mudar a situação da LMG-839 e o início da obra de sua pavimentação continuará no âmbito dos discursos.