ASSETURC elege nova diretoria

Edmar de Assis assume pela segunda vez a presidência da Associação Empresarial e Turística de Resende Costa. Aumentar o número de associados do setor do artesanato é uma das metas da nova diretoria


André Eustáquio


Edmar de Assis, presidente da Associação Empresarial e Turística de Resende Costa (Foto André Eustáquio)

No dia 28 de fevereiro último, a ASSETURC (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa) elegeu e deu posse à sua nova diretoria, que terá mandato de dois anos. O empresário e sócio-proprietário da loja de artesanato Traços de Minas, Edmar de Assis, foi eleito presidente. É a segunda vez que Edmar assume a presidência da ASSETURC. Ele foi o primeiro presidente e um dos fundadores da associação, criada no dia 12 de setembro de 2005.

Atualmente, a ASSETURC possui 58 associados, entre eles empresários do setor do artesanato e do comércio em geral. Edmar destaca a importância da associação para o comércio e o turismo de Resende Costa: “Acredito que a importância maior da ASSETURC é a busca de visibilidade e de melhorias para os setores do turismo e do artesanato, impulsionando também o crescimento do comércio em geral, uma vez que, se tivermos turistas em nossa cidade, todos saem ganhando: as lojas de artesanato, as farmácias, os supermercados...”. De acordo com Edmar, turismo e comércio representados numa mesma instituição podem colaborar para o fortalecimento da associação. “Com certeza, é uma estratégia que une os dois setores no que diz respeito a termos uma associação forte e que busca sempre o melhor para Resende Costa.”

 

Diagnóstico e projetos

Edmar de Assis analisa o atual momento do turismo e do comércio de Resende Costa. Para o novo presidente da ASSETURC, falta mais investimento em divulgação tanto do artesanato quanto dos atrativos turísticos do município. “Hoje, infelizmente, o turismo em Resende Costa está estagnado e isso se reflete no comércio local. Não temos investido na divulgação da nossa cidade, ou seja, faltam propagandas e informações de que somos a cidade do artesanato. Precisamos atrair ainda mais turistas, sejam eles de compra ou de permanência em nossa cidade, para que possam apreciar as belezas naturais de Resende Costa. Volto a insistir que o alvo principal para a melhoria da nossa cidade passa por maior investimento em publicidade. Acredito que com isso teremos mais pessoas visitando Resende Costa.”

Enquanto estratégia de divulgação, Edmar de Assis já tem alguns projetos em vista e, entre eles, inclui-se a instalação de dois outdoors no trevo de acesso à cidade. “Os outdoors terão fotos ilustrativas mostrando o artesanato para que o turista que estiver passando pelo trevo tenha a dimensão da riqueza de nossa cidade.” Edmar deseja também divulgar os atrativos turísticos de Resende Costa através de vídeos. “Planejamos produzir vídeos institucionais e enviá-los a agências de turismo com o intuito de apresentar o artesanato e os pontos turísticos.”   

O presidente da ASSETURC planeja também incentivar o desenvolvimento do Ecoturismo, ou turismo rural – uma antiga demanda do município, que conta com grande potencial e atrativos. “Estamos pensando em desenvolver o Ecoturismo em parceria com restaurantes e fazendas, com o intuito de oferecer aos turistas passeios, para que fiquem mais tempo em Resende Costa e possam descobrir, na companhia de guias de turismo, cachoeiras, fazendas produtoras de queijos, de cachaça, além, é claro, de saborear um almoço da roça com gostinho do fogão a lenha.”

 

Benefícios para os associadoss 

Os empresários associados à ASSETURC podem usufruir de benefícios, que vão desde consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) a convênios médicos e exames. A associação possui também convênio com a ACIdel-Rei (Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei), além de disponibilizar serviços de encaminhamento a empregos, xerox e confecção de etiquetas.

A ASSETURC disponibiliza a seus associados o Cartão Sysprocard, fruto da parceria entre a associação, empresas privadas e prefeitura municipal. O Sysprocard, lançado em 2017, foi criado com a proposta de oferecer aos funcionários e empresários conveniados à associação uma opção segura de crédito, além de estimular o comércio de Resende Costa.

Um dos desafios atuais da nova diretoria da ASSETURC é atrair mais associados do setor do artesanato. De acordo com Edmar de Assis, Resende Costa possui atualmente 85 lojas de artesanato, porém somente 17 são associadas à ASSETURC. “Desejamos ampliar esse número por acreditarmos que só assim teremos uma associação forte e capaz de representar dignamente seus associados.” Edmar conta com a adesão de novos associados para colocar em prática projetos que visam o fortalecimento da associação e o desenvolvimento do comércio e do turismo. “Para conseguirmos realmente colocar em prática os nossos projetos, é vital que mais lojas se associem a nós, acreditem em nossas ideias para juntos trabalharmos em prol do desenvolvimento do turismo e do comércio de Resende Costa.”  

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário