Asseturc promoveu I Encontro Empresarial de Resende Costa

Evento teve como foco a atividade turística


Economia

Emanuelle Ribeiro0

Encontro Empresarial reuniu cerca de 100 pessoas na Churrascaria Ramona (Foto Divulgação)

No dia 14 de setembro, aconteceu, na Churrascaria Ramona, o I Encontro Empresarial de Resende Costa. O evento apresentou os projetos da Asseturc (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa) para o futuro do turismo em nosso município e buscou proporcionar maior aproximação entre os empresários do setor turístico, lideranças, gestores públicos e agentes turísticos. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no evento.

O palestrante e presidente da Asseturc, Cícero Resende Chaves, analisou os fatores que propiciaram o crescimento do turismo no município nas últimas décadas. Foram listados pontos fracos e fortes da cidade, demonstrando que a associação e a cooperação são de suma importância para a sobrevivência e expansão do setor. Cícero falou também sobre o recém-iniciado projeto da Tixa (apelido carinhoso e bem humorado da Lagartixa, mascote de Resende Costa), que vai muito além da divulgação da cidade nas redes sociais, pois pretende incentivar o conhecimento das nossas belezas naturais, história etc. Por fim, o presidente da Associação pediu aos empresários que apoiem um projeto de capacitação que a Asseturc deverá desenvolver, com a finalidade de melhorar nosso receptivo turístico.

“A exemplo do que acontece atualmente no Brasil, nosso empresário tem sofrido muito com a atual crise. Entretanto, em face da particularidade de haver aqui um setor (turismo/artesanato) impulsionador da economia, esperamos que através da qualificação do setor, possamos contribuir para que a economia da cidade esteja um pouco mais isenta de tribulações em períodos de vacas magras e, nas vacas gordas, seja capaz de tornar mais sustentável”, destaca Cícero.

A empresária Maria Estela da Silva Resende, a Telinha, participou do evento e considera importante iniciativas como essa: “Resende Costa tem um potencial enorme para o turismo. A cada dia que passa, estamos caminhando para segurar o turista mais tempo em nossa cidade. O primeiro Encontro Empresarial teve a finalidade de despertar nos empresários a necessidade de investir para que cada vez mais nossa cidade seja visitada e indicada para outras pessoas. Nosso primeiro passo foi a criação da Tixa. Se unirmos nossas forças, teremos um retorno mais rápido”.

Cícero explica como funciona hoje o setor empreendedor em Resende Costa: “No quadro de sócios da Asseturc e na importância econômica para o município, estamos divididos meio a meio. Um setor de comércio local e um setor de artesanato e turismo. Buscamos atuar e fortalecer a ambos. Nesses últimos meses, estamos experimentando trabalhar de forma nucleada. Alguns diretores dedicam-se mais ao setor de comércio local e outros diretores ao núcleo turístico. Parece que isso surtirá efeito. No núcleo do comércio local, por exemplo, teremos, em breve em circulação um cartão de convênio emitido pela Asseturc, que será muito importante para este setor”.

O Encontro Empresarial é um ambiente propício para a formação de novos contatos comerciais e importante para a formulação de novos negócios. Nesse momento de recessão econômica enfrentado pelo país é fundamental criar laços, fazendo novos amigos e negócios. Além disso, o encontro é um local para troca de experiências e conhecimentos que, com certeza, será incentivado pela Associação Empresarial em outros momentos.

Segundo Cícero Chaves, por mais capacitado e eficiente que seja um empresário, ele não existe sozinho. “É preciso que haja outras boas empresas que empreguem, gerem renda, para que a engrenagem da economia funcione bem. É em eventos assim que ‘oficialmente’ falamos das nossas necessidades, potencialidades e interesses. Assim, podemos buscar mais desenvolvimento e contribuir para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes”, conclui o presidente da Asseturc.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário