Associação Casa do Brasil, apresentada à comunidade de Viseu na região Centro de Portugal

Viseu é sede de distrito que reúne 24 municípios, entre eles Lamego e a Vila de Resende.


Especiais

José Venâncio de Resende0

Apresentação dos sócios honorários (foto: facebook da ACB-Viseu).

A Associação Casa do Brasil (ACB), de Viseu (região Centro de Portugal), foi apresentada à sociedade local, em evento realizado no dia 2 de dezembro na Biblioteca Municipal, com a presença de cerca de 100 pessoas, entre convidados, associados e autoridades locais. Na ocasião, foram apresentadas 16 empresas parceiras que se tornaram sócios honorários da ACB-Viseu.

Esta Associação, que em breve funcionará no Centro Histórico, em espaço cedido pelo Município, pretende promover o acolhimento de imigrantes brasileiros que escolheram viver e investir em Viseu, contribuindo assim para o seu crescimento e desenvolvimento. Para isso, a ACB vai disponibilzar “informações e serviços que contribuam para sua melhor qualidade de vida, sua valorização e dignidade e sua integração na comunidade portuguesa”, como destacou Carlos Henrique Uchoa Borges, presidente da entidade. Além disso, vai propor laços de cooperação com outras institutições e entidades públicas e criar um grupo desportivo.

Já o presidente do Município (equivalente a prefeito no Brasil), Almeida Henriques, lembrou que a comunidade brasileira já representa 3% da população do Concelho e destacou que a chegada dos cidadãos brasileiros a Viseu coincide com “uma década de grande crescimento”. Assim, espera contar com a comunidade brasileira para valorizar ainda mais o Concelho.

Almeida Henriques informou que a sede da ACB-Viseu vai funcionar na futura Casa das Associações, que será criada nas instalações da Freguesia de Viseu, que está de mudança. O atendimento à comunidade será feito numa loja situada no centro histórico. Além disso, tal como ocorreu este ano, a tradicional Feira de São Mateus (que acontece desde 1392 no mês de maio) voltará a contar com um dia dedicado à comunidade brasileira.

De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o distrito de Viseu é muito procurado pelos estrangeiros que decidem viver em Portugal, disse Mário Ribeiro, do Alto Comissariado para as Migrações. São 67 nacionalidades das quais a comunidade brasileira é a mais representativa. O distrito de Viseu é composto por 24 municípios, entre eles o próprio Viseu, Lamego e a Vila de Resende. 

Fonte: Diário de Viseu (03/12/2019)

LINK RELACIONADO:

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/imigrantes-criam-associacao-casa-do-brasil-de-viseu-na-regiao-centro-de-portugal/2887

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário