Aumento no número de casos de Covid-19 acende alerta em Resende Costa

De acordo com as últimas edições do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos dias o número saltou de 15 para 22


Saúde

André Eustáquio0

Fita isola parte a praça Nossa Senhora de Fátima, no Mirante das Lajes, centro da cidade (Foto: Luana Chaves/Jornal das Lajes)

Resende Costa confirmou no sábado, 15, mais dois casos de Covid-19, aumentando para 22 o número total de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. O município vinha sustentando, há varias semana, uma situação estável, porém, em apenas cinco dias, a quantidade de casos confirmados saltou de 15 para 22, de acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 15 pessoas foram recuperadas.

Os novos casos confirmados nos últimos cinco dias despertaram preocupação na população local justamente no momento em que o município avançou para a “Onda Amarela” do Programa Minas Consciente, podendo autorizar a reabertura de grande parte do comércio, inclusive as lojas de artesanato que atraem grande quantidade de turistas à cidade.

A pergunta é: os novos casos confirmados têm a ver com a flexibilização das atividades comerciais na cidade?

O prefeito municipal Aurélio Suenes (PSD) atribui a diversos fatores o aumento no número de casos em Resende Costa nos últimos dias. “Esses números podem ser atribuídos a alguns fatores, dentre eles a flexibilização das atividades econômicas. No entanto, temos também o próprio comportamento da população, o relaxamento com os cuidados de higienização, a falta do uso de máscaras... Em resumo: a maioria das pessoas perdeu o medo do vírus, isso é perigoso”, diz o prefeito. 

Aurélio destaca ainda o aumento na realização de testes rápidos e chama atenção para o trabalho que vem sendo realizado pelos profissionais da Saúde no município. “Temos que acrescentar também que o trabalho intenso da Secretaria de Saúde, juntamente com o Comitê de Enfrentamento, tem sido intenso. Ampliamos as testagens, o monitoramento e as buscas (por possíveis pessoas infectadas). Com tudo isso é natural que os números aumentem”.

Um surto?

Sempre que acontece uma aceleração nos contágios, cresce também o temor sobre um possível surto local. E no caso do novo coronavírus o pânico é justificado devido à rapidez com que o vírus se espalha e a imprevisibilidade em relação ao comportamento da doença. Aurélio Suenes demonstra cautela para avaliar a situação. “Eu diria que estamos passando por um momento de alerta maior. Temos que analisar o que acontecerá nos próximos dias, pode ser uma onda. Vamos observar como procede a curva de contágio para alguma mudança de estratégia”, avalia o prefeito.

Relaxamento

O desafio das autoridades municipais, especialmente de especialistas e profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus, tem sido convencer a população a praticar o distanciamento social, usar máscara, evitar aglomerações, manter o cuidado com a higiene, sobretudo das mãos. No entanto, o que se vê em quase todos os lugares são pessoas ignorando as recomendações como se o vírus já tivesse desaparecido. O efeito disso, especialmente no Brasil, tem sido o aumento diário de óbitos e de novos contágios.

 

“A maioria das pessoas perdeu o medo do vírus. Isso é perigoso”

 

Pesquisa recente realizada na Europa demonstrou que grande parte dos novos casos surgidos em países como Espanha, que na última semana fechou bares que promovem shows, é proveniente de jovens que não usam máscaras e se aglomeram em praias, bares e ruas.

Ainda não é momento para relaxar e baixar a guarda diante de um inimigo perigoso e traiçoeiro. Afinal, enquanto não surge uma vacina capaz de imunizar a população, o perigo pode estar em qualquer lugar, até mesmo num churrasco em família. Conforme informou o prefeito Aurélio, dos 7 novos casos surgidos nos últimos 5 dias em Resende Costa, 4 são de pessoas do mesmo convívio familiar.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário