Baile de Máscaras no Teatro Municipal

Baile de Máscaras no Teatro Municipal revive as glórias do carnaval e gera embrião para o resgate da maior festa popular de Resende Costa


Cultura

André Eustáquio0

Foliões curtiram, e aprovaram, o Baile de Máscaras no Teatro Municipal (Foto Cláudia Resende)

O Baile de Máscaras realizado no Teatro Municipal na noite da segunda-feira de carnaval, 27 de fevereiro, proporcionou aos foliões uma mistura de alegria e saudosismo. O velho teatro, construído na primeira metade do século XX, foi palco dos grandes carnavais de Resende Costa até meados da década de 1980, quando a folia passou a acontecer na Rua Gonçalves Pinto. Porém, quem pulou carnaval no teatro jamais se esquece daqueles tempos das marchinhas, dos confetes e da banda de música tocando e animando os foliões até a madrugada.

A ideia de realizar um baile de carnaval no Teatro Municipal veio na hora certa. De alguns anos para cá, o carnaval de Resende Costa vem entrando em decadência. A Rua Gonçalves Pinto, popularmente chamada de “Avenida”, não atrai mais os foliões como em outrora, quando a animação tomava conta e a madrugada era pequena (nem a chuva desanimava os foliões). Até mesmo os blocos caricatos que desfilam no pré-carnaval não têm mais a mesma animação. Muitos se perguntam: o que está acontecendo com os foliões e com o carnaval de Resende Costa?

A reposta foi dada onde tudo começou: no Teatro Municipal. Ao contrário da falta de animação na Avenida, no teatro viu-se gente de todas as idades dançando - muitos fantasiados - ao som das tradicionais marchinhas. A emoção de pular carnaval dentro do teatro contagiou sobretudo quem viveu as glórias dos carnavais do passado. O comentário foi uníssono: “Isso sim é carnaval!”

No entanto, para que o baile tivesse sido perfeito, faltou um importantíssimo adereço: a presença da banda de música e da bateria. Fica a torcida para que a iniciativa entusiasme os músicos da nossa cidade e que nos próximos bailes tenhamos de volta a banda de música, como no passado.

Parabéns aos organizadores do carnaval de Resende Costa pela brilhante ideia de realizar um baile no Teatro Municipal, revivendo os velhos e ótimos carnavais. A iniciativa pode ter gerado o embrião para o resgate do nosso carnaval. Uma sugestão para os próximos anos: Que tal organizarmos um grande bloco (O Bloco do Teatro), saindo após o baile e arrastando os foliões para a Avenida?!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário