Banda Jovem Santa Cecília faz sua estreia em concerto no Lar São Camilo

Projeto visa descobrir novos talentos e incentivar crianças e jovens a estudar música


Cultura

André Eustáquio0

O maestro Luiz Carlos Júnior regeu a estreia da Banda Jovem Santa Cecília

Descobrir talentos, formar músicos e divulgar arte. Foi com esse objetivo que o maestro da Banda de Música Santa Cecília, de Resende Costa, Luiz Carlos Martins Júnior criou a Banda Jovem Santa Cecília. O grupo é formado por 15 alunos com faixa etária entre 8 e 16 anos, que iniciaram o aprendizado de música com o maestro Luiz Carlos e já integram a banda principal. O projeto teve início em julho de 2016 e no dia 17 de setembro último o grupo fez a sua estreia em um concerto no Lar São Camilo.

O maestro Luiz Carlos fala sobre o que o motivou a criar a Banda Jovem: “A ideia surgiu quando foi notório o talento de nossos jovens músicos. Eu acreditei que as crianças e os jovens poderiam fazer apresentações sozinhos. A banda principal chega a ter quase 60 músicos e esses jovens ficam ‘escondidos’ no meio de outros músicos experientes. Então, a Banda Jovem vai ser uma ótima oportunidade para os jovens estudantes poderem mostrar o que sabem”.

De acordo com o maestro, uma das finalidades do projeto é estimular os jovens músicos a estudar, mas também oferecer-lhes oportunidades de atuarem como solistas. “Na apresentação do dia 17 no Lar São Camilo cada participante fez um solo. Nós realizamos um concerto didático, mostrando ao público cada instrumento e seu respectivo som”, disse Luiz Carlos. Segundo ele, o concerto no Lar São Camilo proporcionou aos jovens músicos “mais responsabilidade, oportunidade e crescimento musical”.

O repertório da Banda Jovem Santa Cecília contempla diversos estilos, conforme explica Luiz Carlos: “O repertório está muito parecido com o da banda principal, que possui uma grande diversidade de ritmos, como Baião, Valsa, Pop Music, Música Clássica e outros”. Luiz Carlos está otimista com o projeto e deseja um futuro promissor para seus alunos: “Eu como regente e professor do grupo espero fazer muita música com esses jovens na Banda Jovem e também na (banda) principal. E quando chegar o momento, que estes jovens possam se interessar pela carreira de músico ou serem felizes nas carreiras que escolherem”, conclui o maestro.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário