Bosco, o relojoeiro que já passou por todas as fases da tecnologia dos relógios


Perfil

José Venâncio de Resende0

Bosco em sua tradicional relojoaria na Rua Sebastião Sete (Foto José Venâncio)

João Bosco Alves, ou simplesmente Bosco, é o relojoeiro mais antigo de São João del-Rei. Recebe cerca de 30 clientes por dia de toda a região, muitos inclusive de Resende Costa. Freguesia esta que dobrou nos últimos anos. “Aumentou muito o número de relógios. Hoje, até criança tem relógio!”

No dia a dia, Bosco conta com a ajuda da esposa Eliana, que também conserta relógios, e do filho Rhuan, 17 anos, que está aprendendo o ofício. “Essa profissão está acabando porque quase ninguém quer aprender. Não é por falta de relógios; relógio tem demais!”

Bosco trabalha como relojoeiro desde a idade de 24 anos. “Antes, trabalhei em marcenaria e fui cobrador de ônibus em João Monlevade.” Firmou-se na profissão por volta de 1964-65. “Aprendi com os meus irmãos, José Alves e Antônio Sebastião, que tinham relojoarias.” Hoje, as relojoarias deles são tocadas pelos filhos.

Em 1968, o relojoeiro João Bosco Alves, 76 anos, mais conhecido por Bosco, chegou a São João del-Rei, procedente de João Monlevade. “Fui convidado pelo viajante Luís Fonseca, de Tiradentes. Ele vendia peças de relógios, os meus irmãos eram clientes dele.”

Bosco trabalhou de empregado na relojoaria Omega, na antiga avenida Rui Barbosa, que não existe mais. Até que, em 1972, abriu a oficina de conserto de relógios, no número 45 da rua Sebastião Sete, que funciona até hoje com o nome de Relojoaria Seiko. Escolheu este nome porque já era marca famosa na época.

De lá pra cá, a principal mudança foi o surgimento da bateria; antes, eram relógios de corda manual e automático. Com isso, Bosco passou a ter clientes dos três níveis de tecnologia. Inicialmente, os mais jovens aderiram ao relógio a bateria. Hoje, a grande maioria dos clientes de Bosco tem relógio a bateria; muitos aparecem com relógio automático e alguns poucos, com relógio de corda.

Bosco conserta todos os tipos de relógio: de pulso, parede e despertador. Muita gente ainda faz uso do despertador de corda para acordar o filho cedo para ir à escola. É o caso de um senhor que apareceu na oficina durante a entrevista para buscar o despertador que deixou para reparos. As demandas mais comuns são limpeza, corda, balanço e troca de bateria.

Por mãos de Bosco, já passaram relógios raros como o suíço de bolso Patek Philippe e relógios caros de marcas famosas como Rolex e Omega. Mas ele trata seus clientes com a mesma simpatia e cortesia, independentemente da marca do relógio.

Bosco é casado há 27 anos com Eliana. Além de Rhuan, o casal tem mais dois filhos: Vânio e Deidison.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário