Café Com Viola no Teatro Municipal de Resende Costa

Evento reunirá tocadores e fazedores de viola para cadastramento no IEPHA


Cultura

Vanuza Resende e André Eustáquio0

Teatro Municipal sediará Café Com Viola - evento que reunirá tocadores e fazedores de viola em Resende Costa.

No próximo sábado, 26, o Teatro Municipal de Resende Costa vai sediar o primeiro "Café Com Viola” e receberá violeiros e fazedores de viola para cadastramento no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Iepha-MG. O objetivo do IEPHA é identificar os tocadores e fazedores de viola em todo o Estado de Minas Gerais.

Lucas Lara, chefe do Setor de Cultura da Prefeitura Municipal de Resende Costa e idealizador do Café Com Viola, falou sobre o evento: “Nossa cidade tem essa característica musical e cultural da viola. Não poderíamos deixar de fazer esse cadastro. Para isso pensamos no Café Com Viola, ou seja, uma roda de viola realizada no Teatro Municipal, neste sábado, 26, às 8h30. O convite está aberto a todas as pessoas que fazem ou tocam viola. Enquanto a viola come solta e o pessoal toma o seu cafezinho, a gente realiza o cadastro para mandar os dados ao Iepha-MG.”

A viola está presente na cultura mineira, especialmente nos rincões do Estado onde as rodas de viola e violeiros cantam modas que revelam a alma do sertanejo.   Lucas frisa a importância da participação dos violeiros de Resende Costa no Café Com Viola: “Além do registro do modo de fazer e tocar viola como bem cultural imaterial, o município pontua devido a sua inserção em projetos realizados pelo Estado que visam à proteção dos patrimônios culturais. A Viola também será um patrimônio e a gente tem isso no município. A preservação desse bem nos faz pontuar no ICMS, podendo, inclusive, facilitar a vinda de recursos financeiros que poderão ser utilizados no desenvolvimento de projetos que incentivem os violeiros de nossa cidade.”

O mapeamento com as informações será enviado ao Conselho Estadual de Patrimônio Cultural – Conep, que deliberará sobre o reconhecimento das viola, isto é, o fazer e o tocar como patrimônio cultural de Minas Gerais.

O Café Com Viola é uma realização da Prefeitura Municipal de Resende Costa, com o apoio da Vibratos Escola de Música.

Sobre o evento

Data: 26 de Agosto

Horário: A partir das 8h:30

Local: Teatro Municipal de Resende Costa

Entrada: Gratuita

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário