Câmara Municipal aprova projeto de lei que homenageia, post mortem, o resende-costense Davi do Ciro

As baias do Parque de Exposições passaram a ser denominadas “Baias David José da Silva”


Informativo da Câmara

0

fotoSr. David

Montado a cavalo, empunhando ora a bandeira do município de Resende Costa, ora o estandarte do Clube dos Cavaleiros durante os desfiles da Cavalgada Bolivar de Andrade – que tradicionalmente abre a Exposição Agropecuária de Resende Costa, em julho – pelas ruas da cidade. Essa é a imagem do saudoso sr. David José da Silva, o Davi do Ciro, que ficou gravada na memória de muitos resende-costenses. Principal ponteiro da Cavalgada Bolivar de Andrade, sócio-fundador do Clube dos Cavaleiros, incentivador de tantas atividades voltadas ao homem do campo, o sr. Davi dedicou-se com amor e afinco à lida no campo, a cuidar dos animais, a amparar sempre quem necessitava de seus preciosos conhecimentos da vida campeira. Em resumo: uma vida dedicada a fazer o bem ao próximo.

O sr. Davi foi um daqueles homens que sem precisar falar qualquer coisa já impunha respeito e admiração a todos que conviviam com ele e tinham o privilégio de contar com sua amizade. Durante longa e profícua trajetória de vida, ele construiu em seu entorno uma legião de amigos. Sua conduta de vida, seu exemplo de dedicado pai de família, além de líder de inúmeras campanhas e leilões beneficentes em prol do Hospital Nossa Senhora do Rosário, da Festa de São Sebastião e da APAE, fizeram dele um resende-costense amado, respeitado e admirado. Membro atuante da Irmandade do Santíssimo Sacramento, sua presença era também marcante nas missas e solenidades da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França.

Davi do Ciro não possuía diploma universitário, mas seus conhecimentos de práticas veterinárias eram reconhecidos e prestigiados pelos pecuaristas da região. Enquanto teve forças e saúde, sr. Davi auxiliou e socorreu muitos pecuaristas no cuidado com seus rebanhos, participou de inúmeras campanhas de vacinação de gado em parceria com a EMATER/MG e com o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária). Ele foi um verdadeiro representante do produtor rural e do homem do campo no município de Resende Costa.

 

Homenagem e reconhecimento

No dia 3 de julho de 2019, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, que resultou na lei 4.494, que deu o nome do ex-prefeito Gilberto José Pinto ao Parque de Exposições de Resende Costa, após o espaço passar por ampla reforma. A iniciativa do Poder Executivo, proprietário do espaço dedicado ao produtor rural, foi homenagear o ex-prefeito que trabalhou pela municipalização do Parque do Campo no início da década de 2000.

A lei 4.494 regulamentou também a proposta da atual administração municipal de dar nomes aos imóveis e demais áreas situadas nas dependências do Parque de Exposições Prefeito Gilberto José Pinto, homenageando resende-costenses que lutaram pelo desenvolvimento da atividade pecuária no município. Com a aprovação da lei, notórios e saudosos pecuaristas puderam ter seus nomes imortalizados nos imóveis que compõem o complexo interno do Parque de Exposições de Resende Costa. São eles:

  • “Sede Social Dr. Geraldo Magela de Resende” – primeiro galpão situado à esquerda da entrada do Parque de Exposições;
  • “Arena Vereador Aldemar Augusto Aarão” – espaço destinado às realizações de rodeios e concursos de marcha;
  • “Espaço de Leilões Pedro Pio de Resende” – primeiro galpão situado à direita da entrada do Parque;
  • “Espaço Silvio Silva” – área destinada a realização de eventos relacionados aos criadores de gado.

Faltava, porém, dar nome ao conjunto de baias utilizadas para exposição de equinos. Com a aprovação unânime do projeto de lei nº 20, de 4 de março de 2020, de autoria dos vereadores Francisco Abel de Assis (MDB), Lucas Paulo de Assis Vale (PSD) e Paulo César Daher Chaves (PSD), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal realizada no último dia 24 de março, as baias do Parque de Exposições Prefeito Gilberto José Pinto passaram a ser denominadas “Baias David José da Silva”.

Trata-se de uma justa e oportuna homenagem ao inesquecível ponteiro da Cavalgada Bolivar de Andrade, ao incansável colaborador para o desenvolvimento da agropecuária no município, ao amigo e companheiro do homem do campo de Resende Costa.

De acordo com o artigo 2º do projeto de lei nº 20, caberá ao Executivo Municipal providenciar a instalação de placa definitiva com o nome do sr. David José da Silva nas baias do Parque de Exposições Prefeito Gilberto José Pinto.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário